Pequenos empresários e criadores de conteúdo agora têm à disposição uma ferramenta de aprimoramento gratuita para fortalecer suas atividades de trabalho: a plataforma Cria Que Cria, lançada pelo TikTok em colaboração com a Digital Favela, uma empresa especializada em influenciadores das periferias. Anunciada nesta quinta-feira (21/3), a plataforma online de capacitação já está com as inscrições abertas.
Um total de 25 mil vagas será disponibilizado. Os interessados podem se inscrever até 31 de julho ou até que todas as vagas sejam preenchidas. Os selecionados terão acesso a uma série de conteúdos de formação para aprender a impulsionar seus negócios através do uso eficaz do TikTok e suas ferramentas. As aulas serão divididas em sete módulos e abordarão temas como monetização, marketing e identificação de nicho, entre outros.
De acordo com o TikTok, o objetivo do projeto é auxiliar empresários e criadores em um contexto no qual as redes sociais se tornam cada vez mais relevantes para a exposição e o crescimento dos negócios. Segundo dados divulgados pela empresa no ano passado, 82% dos usuários afirmaram ter descoberto uma pequena ou média empresa no TikTok antes de encontrá-la em outras plataformas.
O programa também leva em consideração o desejo de emancipação financeira por meio do empreendedorismo, especialmente entre os moradores das favelas. Segundo dados do Data Favela de 2023, 5,2 milhões de pessoas que residem em comunidades no Brasil já estão empreendendo, e 6 milhões têm o sonho de empreender.
“Queremos incentivar que empreendedores, especialmente aqueles que vivem em favelas ou áreas menos privilegiadas, e muitas vezes empreendem por necessidade, aproveitem ao máximo as oportunidades que nossa plataforma oferece. E não queremos apenas incentivá-los, mas também ajudá-los a se preparar e aproveitar ao máximo as ferramentas para impulsionar seus negócios”, afirma Silvia Belluzzo, diretora de Marketing de Negócios para PMEs do TikTok na América Latina.
Além de participar da plataforma, os empreendedores também poderão competir no concurso TikTok Empreende, realizado em parceria com o Sebrae, que reconhecerá histórias inspiradoras de empreendedores no TikTok e distribuirá R$ 1,5 milhão em prêmios.
Para participar, o interessado deve publicar um vídeo público de até 10 minutos no TikTok, contando uma história inspiradora com resultados tangíveis para o seu negócio usando a plataforma. O conteúdo deve incluir as hashtags #TikTokmefezempreender e/ou #EmpreendanoTikTok na legenda. Além disso, o participante deve preencher um formulário de inscrição disponível em um link específico e aguardar o resultado. As inscrições para este concurso estarão abertas até 31 de março.
Serão selecionados um total de 300 vencedores, que receberão cartões virtuais no valor de R$ 5 mil e uma capacitação de 12 horas oferecida pelo Sebrae-SP, focada em comportamento empreendedor, finanças e inovação. Todos os inscritos no desafio também terão acesso a um curso online de 3 horas oferecido pelo TikTok.