A Pesquisa Game Brasil 2024 divulgou nesta terça-feira, 28, informações sobre o perfil dos consumidores de jogos competitivos no Brasil, abrangendo tanto jogadores quanto espectadores de campeonatos de esportes eletrônicos.
Em fevereiro deste ano, o estudo, desenvolvido pelas empresas SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, já havia revelado que mulheres e negros são maioria entre os gamers brasileiros. Ao focar especificamente em jogos como League of Legends, Counter-Strike 2, VALORANT, Tom Clancy’s Rainbow Six Siege e outros, a PGB observou que esse cenário é predominantemente masculino (sem distinção de raça).
Entre os jogadores, 62,9% dos entrevistados se identificam como homens e 38% jogam todos os dias. Além disso, 63,2% preferem consoles como PlayStation e Xbox, indicando que os jogos exclusivos para PC da Riot Games não são os favoritos da maioria. A faixa etária predominante é de 25 a 34 anos, abrangendo 35,8% dos jogadores.
Homens também predominam entre os espectadores de torneios de esports, representando 51,7% dos usuários que assistem às competições. Dos entrevistados, 60,5% preferem acompanhar pelo YouTube e 71,8% assistem às partidas ao vivo. Um dado relevante é que 50,6% consideram importante “fazer apostas esportivas”; embora a relação dos jogadores profissionais com sites de apostas seja proibida pelas empresas organizadoras, é comum que marcas desse tipo, como Rivalry, apoiem os principais influenciadores do ramo.
Ao unir os grupos, a PGB 2024 constatou que 75% dos entrevistados acreditam que partidas de esports transmitem as “mesmas emoções” que esportes convencionais. Além disso, 76,5% consideram que torneios de jogos competitivos são competições esportivas legítimas e 77,3% acreditam que essas modalidades podem se tornar tão populares no Brasil quanto vôlei, futebol, basquete e outros esportes.
A pesquisa foi realizada com base nas respostas de 13.360 pessoas em todo o território brasileiro entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.