Imagem Post Comunidades Triibo (2560 px × 1789 px) (10)

Destinos do Nordeste foram os mais buscados em maio e junho

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, entre as 10 cidades mais procuradas por brasileiros nos meses de maio e junho, sete são destinos do Nordeste.

Com o crescimento das viagens pelo Brasil, os destinos do Nordeste se consolidaram na preferência dos turistas nos últimos dois meses.

Fortaleza, no Ceará, conhecida pelo humor e alegria de seus habitantes, lidera entre as cidades nordestinas, na segunda posição geral. É precedida pela encantadora e charmosa Gramado (RS), que ocupa a primeira posição do ranking.

Ainda integram o “Top 5” outras duas cidades da região Nordeste: Maceió (AL), banhada por lagoas e detentora de águas azul-turquesa; e Natal (RN), conhecida pela beleza de suas dunas e pela presença do sol em quase todos os dias do ano. O Rio de Janeiro (RJ), por sua vez, cenário de grandes filmes e tema de canções, ocupou a quinta colocação.

Confira abaixo a lista completa das cidades mais procuradas:

1. Gramado/RS
2. Fortaleza/CE
3. Maceió/AL
4. Natal/RN
5. Rio de Janeiro/RJ
6. São Paulo/SP
7. Porto Seguro/BA
8. Ipojuca/PE
9. Salvador/BA
10.Recife/PE

Perfil dos viajantes

A maior parte das pessoas que buscaram as agências e operadoras para viajar foram casais com filhos, correspondendo a 39,5% dos turistas. 26,7% viajou com cônjuge ou namorado, 21,1% com algum outro parente ou com amigos e outros 12,9% procuraram uma agência para viajar sozinho.

Os dados são da Pesquisa de Sondagem Empresarial com Agências e Operadores de Turismo no Brasil, realizada pelo Ministério do Turismo entre os meses de maio e junho de 2022. O objetivo do estudo é mapear o desempenho e a perspectiva destes estabelecimentos no país.

Segmentos mais procurados

A preferência dos turistas brasileiros pelos destinos nordestinos já indica o segmento mais procurado nas agências de turismo. Locais com Sol e Praia, que reúnem água, sol e calor, motivaram 45% das viagens, seguido pelos segmentos de Natureza/Ecoturismo (13,5%), de Negócios/Trabalho (11,4%) e Cultura/Patrimônio Histórico (10,4%).

Otimismo dos profissionais do turismo

A pesquisa também indicou que cerca de 71% das agências e operadores de turismo que atuam no Brasil acreditam na ampliação de pessoas interessadas em viajarem no 2º semestre do ano, aumentando a demanda pela contratação de serviços.