(2560 px × 1789 px)

Conheça Grumari, única praia brasileira em ranking das 50 melhores do mundo

Lista foi feita por site de viagens, e praia carioca ocupa o 38º lugar. Grumari fica em área de reserva dentro do maior parque florestal urbano do mundo, a 50 km do Centro do Rio.

A Praia de Grumari, na Zona Oeste do Rio, é a única brasileira no ranking das 50 melhores do mundo em 2022. O índice é feito anualmente pela site de viagens Big 7 Travel.

O paraíso carioca, que ocupa a 38ª posição na lista, ganhou destaque no site por estar perto da floresta, por suas areias finas e limpas, e pela água verde esmeralda.

“Copacabana e Ipanema detêm toda a fama, mas quem conhece mesmo o Rio corre para a Praia de Grumari”, justificou o site ao incluir o destino brasileiro entre os mais lindos do mundo.

A Playa Conchal, na Costa Rica, lidera o ranking. Logo em seguida, vêm Turquoise Bay, na Austrália; Grace Bay, nas Ilhas Turks e Caicos; Siesta Beach, nos Estados Unidos; e Punta Mosquito, no México.

Além do destino brasileiro, o único outro na América do Sul a entrar no cobiçado ranking é Punta del’Este, no Uruguai, ocupando a 45ª posição.

Área de reserva

Praia de Grumari fica no bairro de mesmo nome, na Zona Oeste do Rio, a 50 km do Centro do Rio. A orla de mais de 2,5 km praticamente não tem construções – só os poucos quiosques na areia.

Do lado oposto ao mar, ficam montanhas cobertas de Mata Atlântica, na área de reserva dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, considerada a maior floresta urbana do mundo.

O caminho de carro é feito ou pelo Recreio dos Bandeirantes, por onde se passa pelas também protegidas Prainha e por Abricó antes de chegar a Grumari, ou via Barra de Guaratiba.

Para os mais aventureiros, no canto direito de Grumari há outras praias selvagens que só são acessadas por mar ou por trilhas, como Perigoso, do Meio e do Inferno.

Lotação nos fim de semana

Apesar de deserta na maior parte dos dias, a praia não fica imune à lotação nos fins de semana de verão.
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da CET-Rio, da Guarda Municipal e da Subprefeitura da Barra, controlam o acesso durante sábados, domingos e feriados na estação mais quente do ano.

A lotação é de acordo com o limite dos estacionamentos. São 800 vagas (600 em Grumari e 200 na Prainha), as cancelas da Prainha (Avenida Estado da Guanabara, para quem vem do Recreio) e de Grumari (Estrada do Grumari, que dá acesso a Barra de Guaratiba) são fechadas, não permitindo mais a entrada de carros.