how-to-play-the-street-fighter-games-in-chronological-order_gx3z.1280[1]

Como jogar Street Fighter em ordem cronológica

A arte do Hadouken e do Shoryuken percorreu um longo caminho.

Pode não ter criado o gênero, mas os jogos de luta não seriam tão importantes e populares como são hoje sem Street Fighter. Esta é uma franquia que introduziu a ideia de combos, um layout de seis botões e comandos de movimento para ações especiais. Ajudou também a construir uma cena competitiva para jogos de luta, fez a cena de fliperama crescer nos anos 90 e revitalizou o gênero na era do jogo online.

A cada entrada principal, Street Fighter tentava criar algo novo ou focar em uma direção diferente que chamaria a atenção de outras franquias icônicas de jogos de luta, como Mortal Kombat ou The King of Fighters. Porém, a série ultrapassou seus muros e se tornou um fenômeno cultural, com um elenco já conhecido aparecendo em diversos tipos de mídia e até em jogos fora das lutas, como Fortnite.

Neste artigo, você encontrará uma cronologia da série se estiver interessado em jogar cada entrada desde o início e seguir a história.

Quantos jogos de Street Fighter existem?

Desde que o Street Fighter original foi lançado em 1987, a Capcom lançou cinco entradas principais da franquia, com suas respectivas sequências e versões especiais e relançamentos em várias plataformas e sistemas de arcade. Na maioria das vezes, cada versão vinha com novos personagens, modos, balanceamento de lutadores e outros recursos exclusivos.

Enquanto o Street Fighter original tem apenas duas versões (a arcade e a com portabilidade para consoles), Street Fighter II gerou sete versões diferentes desde sua estreia em 1991, sendo a mais recente o Ultra Street Fighter II: The Desafiantes Finais (2017). A seguinte entrada principal tem três lançamentos: Street Fighter III: New Generation, 2nd Impact e Third Strike. Street Fighter IV de 2008 apareceu no mercado mais três vezes com Super Street Fighter IV, Super Street Fighter IV: Arcade Edition e Ultra Street Fighter IV. Por fim, Street Fighter V também recebeu algumas grandes atualizações após seu lançamento inicial em 2016: Street Fighter V: Arcade Edition e Street Fighter V: Champion Edition.

Street Fighter Alpha 2

 

Além da série principal, a subsérie Alpha foi bastante popular na época. Três jogos foram lançados sob este título: Street Fighter Alpha: Warriors Dream, Street Fighter Alpha 2 e Street Fighter Alpha 3. Uma segunda subsérie, chamada Street Fighter EX, foi co-desenvolvida pela Capcom e Arika. Apresenta mais uma trilogia de jogos, pela primeira vez em 3D.

Se incluirmos os crossovers, spin-offs e aparições especiais dos personagens em outras séries, a lista vai ficando cada vez maior. Há o filme vinculado chamado Street Fighter: The Movie, o jogo de quebra-cabeça Super Puzzle Fighter II Turbo, seu jogo de luta spin-off Super Gem Fighter Mini Mix (também chamado de Pocket Fighters) e o jogo mobile mais recente, Street Fighter: Duel, disponível no Android.

A série Vs. teve inúmeras entradas em sua história. Do bem recebido “X-Men Vs. Street Fighter” em 1997 até a inclusão de vários personagens da franquia em cada um dos “Vs. Capcom”, com “Marvel Vs. Capcom” sendo o mais popular. Ryu e os World Warriors também enfrentaram os personagens de Tekken em “Street Fighter X Tekken”, e há um interessante spin-off originalmente feito por fãs, chamado “Street Fighter X Mega Man”.

Antes de entrar na lista dos títulos principais, vale ressaltar que a linha do tempo dos títulos canônicos de Street Fighter não é muito consistente. Existem incoerências em algumas histórias de personagens individuais entre entradas, tramas reiniciadas ou personagens sendo mortos e depois vivos, entre outras coisas. No entanto, o seguinte é a cronologia mais aceita na série.

Jogos Street Fighter em ordem cronológica

Cuidado com os spoilers das histórias, personagens e eventos relevantes de cada jogo na lista abaixo!

1. Street Fighter (1987)

O jogo que começou tudo, Street Fighter não se aprofunda em termos de apresentar uma história. Você só pode jogar como os personagens icônicos Ryu e Ken, procurando lutar contra lutadores em cinco países diferentes: Japão, Inglaterra, Estados Unidos, China e Tailândia. Este último é onde estão os desafiantes finais, Adon e Sagat.

Sagat, um mestre do Muay Thai, luta contra Ryu em um torneio para ver quem é o melhor lutador do mundo. Nosso protagonista Ryu vence a batalha, deixando Sagat com uma cicatriz proeminente no peito, furioso e em busca de vingança no futuro.

2. Street Fighter Alpha: Warrior’s Dreams (1995)

Na primeira entrada da subsérie Alpha, Warrior’s Dreams, Sagat está de volta e pronto para se vingar do homem que o derrotou. No entanto, Alpha apresenta personagens muito mais relevantes do que o Street Fighter original, incluindo o icônico antagonista M. Bison.

M. Bison está criando uma organização do mal, Shadaloo, enquanto outros personagens de diferentes origens, como Chun-Li, Charlie (companheiro de Guile) e Rose tentam detê-lo. Adon, ex-aprendiz de Sagat, quer derrotar seu mestre, e o novo personagem Dan Hibiki também quer um pedaço, já que Sagat matou seu pai. Enquanto isso, Ryu está procurando por Akuma, um guerreiro diabólico que assassinou Gouken, o mentor de Ryu e Ken.

3. Street Fighter Alpha 2 (1996)

Alpha 2 é principalmente uma reimaginação do antecessor. Akuma e M. Bison continuam sendo os antagonistas, lutando contra Ryu até a morte e estabelecendo o sindicato criminoso Shadaloo. Essas histórias são mais detalhadas, já que o encontro de Ryu contra Akuma envolve uma batalha na ilha de Akuma, que é destruída por seu dono pelo poder de um único punho. Por outro lado, M. Bison continua recrutando pessoas para sua organização, com o objetivo de obter o corpo de Ryu.

Novos personagens como Dhalsim, Zangief e Sakura são apresentados. Criado na Índia, Dhalsim se torna Mestre do Yoga, um ser capaz de alongar os membros de formas absurdas, ao mesmo tempo em que arrecada dinheiro para sua pobre aldeia. O Ciclone Vermelho Zangief é uma figura bem conhecida na Rússia, graças aos seus esforços em mostrar o poder de seu país. Sakura é a fã número um de Ryu e abandona a escola para iniciar uma jornada e conhecer seu ídolo.

4. Street Fighter Alpha 3 (1998)

Algumas das histórias apresentadas nesta subsérie terminam em Street Fighter Alpha 3. M. Bison ganha o controle de Ryu, que está em outro estado de espírito com a força do mal Satsui no Hado, enquanto ele também tem a Psycho Drive, uma máquina capaz de apagar cidades inteiras.

Sagat confronta Ryu mais uma vez, Guile, Chun-Li e Charlie querem acabar com M. Bison, e outros personagens como Dan Hibiki recebem a chance de brilhar.

5. Street Fighter II: The World Warrior (1991)

Indiscutivelmente o jogo mais popular da série, Street Fighter II: The World Warrior (e suas múltiplas versões) gira em torno do mesmo cenário: M. Bison está de volta, e ele está hospedando um torneio mundial que recebe os melhores lutadores de diferentes partes do mundo.

Seu plano ainda é o mesmo: erguer a Shadaloo e recrutar os melhores lutadores para seu lado. Embora cada personagem tenha um motivo diferente para participar do torneio e derrotar M. Bison, Akuma é quem realmente enfrenta essa força do mal.

6. Street Fighter IV (2008)

Acontece que M. Bison ainda está vivo após sua batalha mortal com Akuma. No entanto, ele não é o principal antagonista de Street Fighter IV. Em vez disso, esse é o papel de Seth, um dos muitos seres criados por M. Bison, e também uma parte importante da Shadaloo.

Seth quer se tornar o guerreiro supremo e, para isso, ele organiza um novo torneio mundial apenas para os seres mais fortes. Ele quer copiar o poder deles, pois esta é uma de suas habilidades especiais.

Fora do torneio, descobre-se que Gouken, o mestre de Ken e Ryu, está vivo e pronto para uma luta final com Akuma.

7. Street Fighter V (2016)

Em Street Fighter V, a Shadaloo está longe de terminar. A organização criminosa está prestes a prosseguir com um plano chamado Operação C.H.A.I.N.S, que consiste em sete satélites artificiais (Luas Negras) capazes de lançar um EMP na Terra. Desta vez, o recém-apresentado F.A.N.G é uma das principais mentes por trás da Shadaloo, ao lado do retorno de M. Bison.

Diferentes equipes de personagens que retornam à série, como Karin (Alpha 3), Birdie (SF II), Rainbow Mika (Alpha 3) e outros, criam uma aliança para parar a Shadaloo mais uma vez. Novos lutadores como Rashid também são aliados, e Charlie retorna dos mortos.

Enquanto isso, Necalli é uma figura mítica que se alimenta da alma dos lutadores e encontra Ryu em seu caminho.

8. Street Fighter III: New Generation (1997)

Street Fighter III: New Generation e suas duas sequências são um novo começo na série. A aparentemente imparável Shadaloo acabou para sempre, mas isso não significa que não haja uma nova organização pronta para ocupar seu lugar. Os Illuminati, liderados pelo novo antagonista Gill, também têm planos para o mundo inteiro.

Como Gill planeja alcançar seus objetivos? Você adivinhou: hospedando um novo torneio mundial e procurando os melhores guerreiros de diferentes origens. Com grande parte do elenco principal desaparecido, a série SF III apresenta Alex como protagonista e muitos rostos novos, como Ibuki, Yun, Yang, Oro, Dudley, Sean e Elena. Dos personagens lendários, apenas Ryu e Ken retornam em New Generation.

Como jogar os jogos Street Fighter por data de lançamentoe

  • Street Fighter
  • Street Fighter II
  • Street Fighter Alpha
  • Street Fighter Alpha 2
  • Street Fighter III: New Generation
  • Street Fighter III: Second Impact
  • Street Fighter Alpha 3
  • Street Fighter III: Third Strike
  • Street Fighter IV
  • Street Fighter V

O que vem a seguir para Street Fighter?

A franquia está mais viva agora do que nunca com o lançamento de Street Fighter 6 em 2 de junho de 2023. A sexta entrada principal da franquia ocorre após os eventos da série Street Fighter III, o que significa que será a entrada mais recente em termos da linha do tempo. Após o lançamento do jogo, é esperado que tenha suporte nos próximos anos, com o primeiro passe de temporada, Passe de Personagem do Ano 1, já anunciado.

Além dos videogames, a Legendary Entertainment já anunciou que um filme live-action está em andamento, co-produzido com a Capcom. Uma série de TV também pode ser uma possibilidade, já que o estúdio também adquiriu os direitos de TV da franquia.

FONTE: IGN Brasil (https://br.ign.com/street-fighter-1/109456/feature/como-jogar-street-fighter-em-ordem-cronologica)