Assim como falamos em outro blog post “6 coisas que você precisa trabalhar para ter sucesso com seu estabelecimento”, ter um ótimo atendimento e uma boa comunicação com o seus clientes é essencial para a saúde do negócio.
O cliente é o ativo mais importante que um empreendedor tem, já que sem ele, não existe vendas, lucro e consequentemente o seu negócio também não existirá. Por isso é tão importante que o relacionamento dos donos e colaboradores para com seus clientes seja amigável e personalizado.
Além desta comunicação presencial, um outro ponto que se deve tomar cuidado e se atentar bastante são as redes sociais. Nela, milhares de lugares são compartilhados de forma positiva ou negativa, o que pode influenciar e impactar diretamente na saúde do seu negócio dependendo de quem fizer este comentário. Sendo assim, também é fundamental um bom relacionamento dos estabelecimentos ou empresas com seus clientes em todos os pontos de contato, seja presencial, via redes sociais, e-mail, telefone e qualquer outro ponto que possa ter.
Sabendo um pouco mais dessa importância, abaixo vamos dar algumas dicas de como ter um bom relacionamento e, principalmente, uma boa comunicação com seus clientes.
Além de aumentar as chances de ter um cliente fidelizado com um bom atendimento, se comunicar bem com seus cliente lhe permite conhece-los, obter informações que podem te ajudar muito na hora de inovar, seja na criação de novos produtos e serviços ou simplesmente melhorar algum ponto fraco do seu negócio.
Antes das dicas, vamos listar aqui algumas opções de canais de comunicação para que você possa definir qual se adequa mais ao seu negócio:
– Central de atendimento
– Pesquisa de opinião/satisfação
– Caixa de sugestões ou reclamações
– Redes sociais
– Comunicação pessoal
Reforçando que, em todas elas, é de suma importância manter um relacionamento amigável, personalizado e próximo com os clientes.
Agora, vamos as dicas que podem ajudá-los neste processo: