gettyimages-1440228375[1]

Como diminuir a proliferação de germes e bactérias na cozinha?

Algumas ações simples podem colaborar com a higiene do local e preservar a saúde de toda a família

Higienizar alguns alimentos antes de comer e ter alguns cuidados no preparo de outros são medidas importantes para evitar certas doenças e contaminações em casa. Entretanto, além dos alimentos em si, a higiene da cozinha também faz toda a diferença! Toalha de mesa, pano de pia… o local pode ser um prato cheio para as bactérias e, quanto mais pessoas na casa, mais propício pode ser para a proliferação. É o que mostrou um trabalho de pesquisadores da Universidade de Mauritius (Ilhas Maurício), que examinaram 100 panos de prato usados durante um mês. Os especialistas observaram que 49% deles tinham agentes bacterianos que podem causar intoxicações alimentares — e os maiores números foram encontrados nas famílias mais numerosas e com crianças.

Bactérias coliformes — como a Escherichia coli, que pode causar infecções de urina e diarreia — foram encontradas em 36,7% das amostras, principalmente em panos úmidos, toalhas multiuso e toalhas de mesa de famílias com dietas não vegetarianas.

Para evitar que sua cozinha seja o local perfeito para germes e bactérias, confira algumas dicas simples do biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, que podem fazer a diferença na higiene da cozinha e preservar a saúde de toda a família:

1. Prefira rodinhos de pia

Eles são a melhor opção para evitar a proliferação de bactérias. Nada de secar o tampo da pia com paninhos multiuso, combinado?

2. Troque as toalhas todos os dias

Fazer um rodízio das toalhas de mesa é uma boa maneira de manter a higiene da sua cozinha, evitando a proliferação de germes e bactérias.

3. Não seque a louça

É isso mesmo! Os panos são um ótimo meio para contaminação cruzada. Sempre que possível, deixe a louça secar sozinha no escorredor.

4. Uma toalha para cada função

Não use uma única toalha para todas as atividades na cozinha. Tenha uma toalha para mesa, outra para secar as mãos, outra para secar os utensílios…

5. Molhou, trocou

Locais úmidos são ideais para a proliferação de bactérias. Por isso, quando perceber que um pano está molhado, a melhor opção é trocar por outro seco o quanto antes.

Fonte: Imprensa 24h (https://revistacrescer.globo.com/maes-e-pais/saude-bem-estar/noticia/2023/06/como-diminuir-a-proliferacao-de-germes-e-bacterias-na-cozinha.ghtml)