Zeca Gavião se tornou o primeiro treinador indígena a se formar em um curso superior de futebol no Brasil. O técnico de 55 anos se graduou em um universidade de Joinville, em Santa Catarina. Em conversa com o ge, ele ressalta que o povo indígena precisa buscar conhecimento no meio esportivo.
– É um caminho para todos. O conhecimento está aberto para todo mundo. A gente precisa ir em busca do conhecimento e foi isso que eu fiz. O meu curso é superior e internacional. É gratificante. Temos que estar se empoderando desse conhecimento e se posicionar como indígena, mas tendo as qualidades.
A formatura do treinador ocorreu na última terça-feira. Ele espera usar os conhecimentos adquiridos no curso para abrir escolas de futebol e forma atletas indígenas.
– Meu sonho é fazer um elenco totalmente indígena no Gavião. Tem que ser qualificado com conhecimentos relacionados ao futebol. Temos que nos preparar como atletas e observar o futebol moderno. É por isso que eu fui em busca desse conhecimento, para implantar no meu povo. Quero pensar no futuro. Quem sabe algum menino sai para jogar em um grande clube de do Brasil. Esse é o meu objetivo de treinar.
“Agora vamos fazer esse projeto para trabalhar a garota indígena nas aldeias. Dessa forma, nós vamos garimpar os indígenas.” – Zeca Gavião, treinador do Kyikatejê.
Zeca Gavião é cacique do povo Kyikatejê e fundador do primeiro time indígena de futebol do Brasil, o Gavião Kyikatejê, clube fica no município de Bom Jesus do Tocantins, a pouco mais de 450 quilômetros de Belém, capital do Pará. A equipe chamou atenção da FIFA, maior entidade do futebol, que produziu um documentário em homenagem aos indígenas pela iniciativa.
O Gavião Kyikatejê disputou a segunda divisão do Campeonato Paraense nesta temporada e ainda está em processo de planejando para 2023, de acordo com Zeca.
Fonte: GE Globo (https://exame.com/esporte/copa-do-mundo-no-catar-marca-despedida-de-geracao-de-astros-do-futebol/)https://ge.globo.com/pa/futebol/noticia/2022/12/21/cacique-do-povo-kyikateje-se-torna-1o-indigena-com-curso-superior-de-futebol-conhecimento-esta-aberto-para-todos.ghtml