Embora recentemente Chris Deering, ex-presidente da Sony Europa, tenha sugerido que desenvolvedores de games demitidos “tirem um ano de pausa” antes de voltar à indústria, para muitos profissionais essa não é uma opção. Uma reportagem publicada pelo Aftermath mostra que, para muitas pessoas, é melhor seguir outros caminhos do que voltar a criar jogos.
Diversos desenvolvedores entrevistados pelo site afirmam que, embora ainda gostem de games, simplesmente não há mais oportunidades disponíveis na área. E, mesmo quando elas surgem, ainda é preciso conviver com o medo constante de que a nova empresa pode ser afetada por cortes ou até mesmo pelo encerramento de suas atividades.
Bruce, que preferiu manter seu sobrenome anônimo, afirmou que se cansou da indústria após passar por um fechamento de estúdio em 2022 e uma demissão em 2023. Segundo ele, sua intenção no momento é conseguir certificações como desenvolvedor web para conseguir um emprego que pode ser chato, mas ao menos traz mais estabilidade.
Sad Davidson, que trabalhou como corroteirista e editora de Necrobarista, explicou que sua demissão do estúdio Eggnut a fez decidir que estava cansada de ser mal tratada. Segundo ela, conversas com parentes e amigos despertaram o desejo de estudar plantas, o que resultou em sua volta à universidade com o objetivo de se especializar na área.
Já Frank, artista conceitual que tinha planejado fazer uma carreira no mundo dos games, decidiu mudar de planos após ser demitido de uma equipe considerada tóxica. “Meu trabalho com jogos era uma carreira, mas nunca foi meu objetivo de vida. Parece bobo, mas você realmente só vive uma vez. Então eu vi a demissão como uma oportunidade em vez de um fim sombrio”.
A reportagem revela que a transição para outras áreas não é exatamente fácil, especialmente por que games exigem o desenvolvimento de habilidades bastante especializadas. “Eu costumo ver o sentimento de ‘se você não gosta de jogos, então vá trabalhar em outra coisa’ e bem… para algumas pessoas nessa indústria, isso é praticamente impossível sem mudar toda a sua carreira”, explica Devon Wiersma, que trabalhava em um título para a Devolver Digital que foi cancelado.
As demissões da indústria de games têm afetado muitas pessoas que, apesar de terem feito um bom trabalho, acabam tendo que mudar completamente de rumo graças às decisões de executivos e acionistas. Além do dano pessoal que isso causa, a perda de profissionais também resulta na criação de projetos menos criativos e com menos qualidade, resultado do fato de que há menos veteranos dispostos a continuar no negócio.
Fonte: https://www.adrenaline.com.br/games/demissoes-na-industria-de-games-forcam-devs-a-abandonar-a-area/