A yoga é uma prática indiana, voltada à busca pelo equilíbrio entre os aspectos da mente e do corpo. Ela é praticada há milhares de anos e traz uma série de benefícios para a saúde, todos comprovados por profissionais gabaritados da área.
O melhor: essa é uma prática que pode ser feita em qualquer lugar e por todas as pessoas! Com a orientação certa, é possível se beneficiar com a realização de sessões periódicas de yoga.
Pensando nisso, conversamos com Carla Giuliano de Sá Pinto Montenegro, profissional de Educação Física Sênior do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein, que respondeu a várias perguntas sobre os benefícios da yoga. Continue a leitura e saiba mais!
Confira algumas das principais vantagens da prática regular da yoga para a sua saúde e bem-estar!
Muitas pessoas lidam com problemas relacionados ao estresse e à ansiedade. Essa é uma situação bem frequente e que, infelizmente, impacta negativamente a qualidade de vida daqueles que lidam com ela.
A yoga é uma boa alternativa para colaborar com a redução do estresse. De acordo com Carla Giuliano, ela contribui até para a prevenção de transtornos mentais (como é o caso da depressão), graças à liberação constante de neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar, como a dopamina, a endorfina e a serotonina.
O nosso corpo está constantemente sob efeito de diversos agentes inflamatórios. Eles podem vir de alimentos, de compostos químicos, do ambiente em que vivemos e, até mesmo, de situações constantes de estresse.
Sendo assim, a yoga também se mostra como uma grande aliada no combate a esse tipo de situação. As inflamações trazem prejuízos, gerando dores e desconfortos, que podem ser atenuadas com a prática de atividades físicas.
Você é do tipo que sofre com muitas dores? Saiba que não está sozinho! Desconfortos variados, que podem afetar regiões como a cabeça, os ombros, o pescoço, as costas e as pernas, fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Mas isso não precisa ser uma realidade.
Uma dica é investir em práticas como a yoga, que promovem flexibilidade, ao mesmo tempo em que fortalecem os músculos. Assim, há estabilidade para as estruturas do nosso corpo, fazendo com que dores posturais e musculares sejam consideravelmente reduzidas.
Outro problema muito frequente na população é a questão dos sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), além das cólicas menstruais, que acabam prejudicando a vida de muitas mulheres. Se você faz parte desse grupo, saiba que a yoga também pode ajudar.
Segundo Carla Giuliano, essas alterações são derivadas de grandes mudanças hormonais pelas quais as mulheres passam nesse período. A prática da yoga pode auxiliar na redução da manifestação dos sintomas e incômodos que podem surgir derivados desse processo, ajudando-as a passarem pela TPM com mais tranquilidade.
As doenças cardíacas estão entre as que mais matam em todo mundo, assim como a hipertensão arterial. A boa notícia é que além de controlá-las com o uso de medicações prescritas pelos médicos e outros tratamentos, a yoga pode ter ser uma terapia integrativa importante para avançar no tratamento.
Com a otimização da circulação sanguínea, promovida pela prática, o paciente pode observar melhoras em seu funcionamento cardíaco e na regulação geral da pressão arterial. Isso também é possível graças aos benefícios da yoga para o estresse.
Quem faz exercícios de outros tipos, como academia, também pode se beneficiar com a prática da yoga. Isso também é muito válido para os sedentários, que já não se exercitam há um bom tempo e estão procurando algo para começar.
O motivo para isso? Os benefícios da prática para o condicionamento físico. Ao trabalhar aspectos como fortalecimento muscular e respiração, a yoga se torna uma grande aliada nesse aspecto e pode ajudar você a ter uma saúde muito mais equilibrada.
Uma última dica: você sabia que a yoga também é excelente para ajudar a ter melhores notas e um desempenho mais interessante em seu trabalho? Isso acontece por conta das suas vantagens para a concentração.
A profissional do Hospital Israelita Albert Einstein diz que “além da contribuição que todos exercícios físicos podem proporcionar, a yoga tem um diferencial que pode intensificar esses benefícios para a saúde mental, por promover uma prática que envolve exercícios de respiração, concentração e atenção”.
A prática de yoga pode ser iniciada em qualquer instante, basta que você tenha vontade! Para isso, o recomendado é que passe por uma avaliação com um profissional. Há estúdios especializados, além de outros que trazem aulas de outras práticas, como o Pilates.
Segundo Carla Giuliano, o ideal é buscar sempre profissionais que tenham formação no curso específico de yoga. Mas ela diz que pode ser interessante buscar pessoas que tenham um quê a mais em seu currículo. “Se for atrelado à formação em Educação Física é ainda melhor, uma vez que o domínio de conceitos de fisiologia, entre outros, fazem muita diferença. O acompanhamento profissional é fundamental para uma orientação adequada da prática para que ela seja segura e eficaz para o praticante”, afirma. Ainda de acordo com Carla, não existe limitação de idade, desde que o profissional ajuste a prática para as características do praticante. Ou seja: vai ser tudo pensado e feito exclusivamente para você e para as suas necessidades.
Agora que você já conhece os benefícios da yoga e sabe como esse tipo de atividade faz bem para a sua saúde física e mental, que tal começar a praticá-la? Incluir alguns minutinhos dessa prática em seu dia a dia pode fazer toda a diferença em sua qualidade de vida! Aproveite e compartilhe o conteúdo com os seus colegas nas redes sociais ou envie o link diretamente para eles. Assim, mais gente fica por dentro de todas as vantagens de trazer a yoga para o cotidiano.
FONTE: Vida Saudavel (https://vidasaudavel.einstein.br/beneficios-da-yoga/)