O corte usado nesta receita é o sassami, a parte interna do peito, muito macia e suculenta. A superfície brilhante e adocicada é por causa do molho agridoce, preparado com mel, páprica e vinagre. Sirva acompanhado de escarola refogada com amendoim picante.
INGREDIENTES
500 g de frango (10 unidades)
¼ de xícara (chá) de amido de milho
¼ de xícara (chá) de mel
¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
3 colheres (sopa) de água
1½ colher (chá) de páprica doce
¼ de colher (chá) de cominho em pó
2 colheres (sopa) de óleo
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Numa tigela pequena, misture o mel com o vinagre, a água, a páprica, o cominho e ½ colher (chá) de sal.
Tempere o frango com 1 colher (chá) de sal e com pimenta a gosto. Coloque o amido de milho num prato raso.
Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio e, enquanto ela aquece, passe metade dos filezinhos de frango pelo amido para empanar — pressione bem com as mãos para cobrir toda a superfície.
Regue a frigideira com 1 colher (sopa) de óleo, coloque os filezinhos empanados um ao lado do outro e deixe dourar por cerca de 3 minutos de cada lado. Enquanto isso, empane o restante. Transfira o frango dourado para uma travessa e repita o processo com a outra metade, regando a frigideira com mais óleo.
Volte os filezinhos dourados para a frigideira e abaixe o fogo. Acrescente o molho e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, até que o molho engrosse levemente e fique bem brilhante. Vá virando o frango com a pinça para que toda a superfície fique coberta pelo molho. Sirva a seguir.