Estudo do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) avalia as pautas prioritárias para mulheres empresárias; diretora da Rede Mulher Empreendedora dá dicas para começar negócios nessas frentes
Uma pesquisa anual do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), com apoio da Rede Mulher Empreendedora, Meta e Instituto Locomotiva, mostra que política também é assunto para mulheres, principalmente para líderes de negócios. O estudo, feito com 3.765 pessoas com abrangência nacional de junho a agosto de 2022, indica que a escolha de candidatos políticos, para elas, passa por alguns critérios essenciais para o empreendedorismo feminino.
Na análise, 42% das mulheres empreendedoras disseram que escolheriam seu candidato político pelas propostas apresentadas em suas campanhas. Essas respondentes, juntas, selecionaram quatro pautas prioritárias para a agenda de empreendedoras mulheres daqui para frente. São elas:
1. Educação
21% priorizariam propostas ligadas à área de educação que considerassem mais creches e escolas e maior acesso à universidade.
2. Renda
Outras 21% disseram que medidas para a geração de empregos e recuperação da economia é a prioridade.
3. Combate à violência de gênero
Não menos importante, 12% disseram que medidas contra a violência doméstica, medidas de proteção e assistência para mulheres e programas sociais voltados para as mulheres são essenciais.
4. Igualdade financeira de gênero
Por fim, 12% disseram que a igualdade de gênero, fortalecimento de negócios liderados por mulheres e mais mulheres em cargos de liderança são a prioridade.
Dicas para começar um negócio que impacta as mulheres:
FONTE: Exame (https://exame.com/negocios/empreendedorismo-feminino-e-politica-o-que-querem-as-lideres-de-negocios/)