(2560 px × 1789 px)

Campeão italiano após 11 anos e perto de ser comprado, Milan tem projeto promissor; entenda

Sucesso na análise de desempenho e volta por cima de Stefano Pioli conduzem Rossonero de volta à glória. Grupo americano está perto de concluir aquisição por 1,3 bilhão de euros

O Milan conquistou, no último domingo, o título do Campeonato Italiano. Brigando na parte de cima do início ao fim, o clube Rossonero consolida um projeto que se mostra promissor, com um trabalho de superação de Stefano Pioli, e grande reestruturação na análise de desempenho (scouting).

Após a volta à glória na Itália, o clube está próximo de ser comprado por um grupo americano (veja detalhes mais abaixo), que promete investir em busca de voos mais altos do clube que é o segundo maior campeão europeu, atrás apenas do Real Madrid.

Stefano Pioli

O time milanista tem uma equipe jovem e sem grandes estrelas, diferente dos tempos áureos de Kaká, Seedorf, Pirlo, Shevchenko, Cafu e cia. Apenas três das outras 19 equipes da Série A italiana têm média de idade menor. O mais velho, experiente e consagrado jogador, Zlatan Ibrahimovic, aos 40 anos, enfrentou problemas físicos e não pôde ser uma liderança técnica na equipe durante a temporada.

Stefano Pioli, um dos grandes responsáveis pela volta à glória, conseguiu uma volta por cima no clube e na carreira. Anunciado treinador do Milan em 2019, o treinador viu grande manifestação negativa da torcida, que lançou a hashtag #PioliOut. Isso aconteceu por conta de seus trabalhos anteriores, quando vinha de quatro demissões consecutivas.

Havia uma espécie de “maldição da segunda temporada”, em que o treinador conseguia bons momentos no momento em que assumia a equipe, mas na sequência o trabalho entrava em declínio, como nas passagens por Fiorentina e Inter de Milão.

Porém, no Milan isso caiu e o treinador chegou ao fim de sua terceira temporada conquistando o título italiano. Pioli conseguiu dar um padrão de jogo intenso à equipe, conseguindo atuar em bom nível independente dos atletas em campo. A grande rotação no elenco, inclusive, evidencia a grande virtude de seu trabalho: a gestão de elenco.

Com jovens jogadores em seu comando, o treinador oportunizou a todos e teve sucesso em passar suas ideias e conseguindo extrair grande evolução de nomes como Sandro Tonali, Brahim Díaz, Rafael Leão e outros.

A reestruturação na análise de desempenho (scouting)

Em dezembro de 2018, começou no Milan um processo de reestruturação de um dos departamentos mais subestimados, mas igualmente importantes em todos os clubes de futebol: a área de scouting, ou análise de desempenho. Geoffrey Moncada, antes analista do Mônaco, chegou ao clube como uma espécie de visionário.

Ele teve o papel de desenvolver a área scouting e estatísticas e muitas mudanças foram promovidas pelo francês. O resultado se vê em campo com jogadores que eram desconhecidos mostrando extrema qualidade, como Kalulu, Rafael Leão, Saelemaekers e Hauge (emprestado ao Eintracht Frankfurt).

Com grande estudo e bom uso das estatísticas, Moncada lidera um grupo que busca jogadores de qualidade, mas também com potencial de retorno financeiro. Com isso, o Milan chegou à quarta menor média de idade do Campeonato Italiano.

RedBird Capital perto de fechar aquisição

O Milan pretende alçar voos mais altos a partir da próxima temporada e isso deve acontecer com novos donos. Após longa negociação com o fundo de investimentos árabe Investcorp, que prometia disponibilizar R$ 1,5 bilhão para contratações, a situação mudou e o clube está perto de ser comprado pelos americanos da RedBird Capital Partners.

O grupo dos Estados Unidos fez uma proposta de 1,3 milhões de euros, podendo subir para 1,8 bilhão nos anos seguintes. A proposta venceu a concorrência com a dos árabes, segundo o jornal italiano La Gazzetta dello Sport.

A RedBird Capital Partners administra um capital de aproximadamente US$ 4,5 bilhões e é um investidor do Fenway Sports Group, que comanda o Liverpool, e também possui participação no Toulouse, que conquistou recentemente o retorno à primeira divisão francesa.