Muitas pessoas, especialmente no Brasil, não conseguem começar o dia sem uma xícara de café. É comum atribuir a essa bebida o empurrão que nos faltava para acordar de vez e dar o pontapé inicial da nossa rotina.
Essa sensação está provada como um dos benefícios da cafeína, que é sem dúvidas uma das substâncias estimulantes mais populares do mundo todo. Presente no café, chás e muitas outras bebidas, é até difícil imaginar uma dieta sem esse componente.
Ao longo deste artigo, vamos abordar 8 benefícios da cafeína para o organismo, mostrando que ela faz muito mais do que espantar o sono. Além disso, vamos listar algumas fontes de cafeína interessantes para nossa rotina, a quantidade diária recomendada para ingestão e alguns cuidados importantes para não prejudicar a saúde. Continue lendo!
Na prática, a cafeína é uma substância estimulante, que quando ingerida é absorvida pela corrente sanguínea e transportada até o cérebro, onde irá atuar como psicoativo. De modo geral ela é capaz de influenciar nosso humor, estado de alerta e capacidade de raciocínio.
Considerada tanto uma droga quanto aditivo alimentar, a cafeína é comumente utilizada como molécula de medicamentos antigripais, tratando diretamente a sensação de cansaço e tontura, além de melhorar a absorção e o efeito de analgésicos no alívio da dor.
Para a medicina, a cafeína é classificada como estimulante do sistema nervoso central. É nessa região do organismo onde os principais benefícios da cafeína são percebidos, mesmo que não seja a única capaz de aproveitar suas vantagens.
Ao mesmo tempo, é relevante citar que a cafeína também apresenta potencial viciante e contra indicações, sendo importante ficar atento aos efeitos de sua ingestão e procurar acompanhamento médico em situações adversas.
A cafeína é facilmente uma das substâncias mais consumidas do mundo, presente em diversas bebidas, como chás, café e refrigerantes, e alimentos, principalmente o cacau e chocolates em geral.
Já que começamos a falar sobre os benefícios da cafeína, nada melhor que listar os 8 principais efeitos positivos dessa substância para o corpo humano.
Ressaltamos apenas que o aproveitamento dos benefícios da cafeína tem como base uma pessoa saudável e livre de comorbidades, bem como o consumo moderado e adequado dessa substância.
Confira nossa lista!
Começamos a lista de benefícios da cafeína com o seu potencial de estimular a atividade cerebral. Como a cafeína afeta os receptores de adenosina no cérebro, que tem efeito contrário ao da adrenalina, ela estimula a ação dos neurotransmissores.
Estudos sugerem que a ingestão de cafeína pode melhorar nossa habilidade de raciocinar e combater a perda de capacidade mental associada ao avanço da idade.
Também podemos notar melhora na memória, onde estudos sugerem que uma dose de cafeína após uma aula ou treinamento pode estimular a fixação das informações aprendidas a longo prazo.
Com base nesses benefícios da cafeína, também é possível notar os seus efeitos na prevenção ao Alzheimer e a Doença de Parkinson.
É essencial deixar claro que o café não substitui uma boa noite de sono, algo essencial para uma vida mais saudável. Ainda assim, um dos benefícios da cafeína é nos deixar mais alertas e estimular a nossa atenção ao que está ao redor, especialmente de manhã, quando acabamos de acordar.
Uma dose de 75 mg de cafeína já é capaz de produzir esse efeito, justificando a sensação.
Conforme mencionado anteriormente, um dos benefícios da cafeína comumente explorados pela indústria farmacêutica é o seu potencial em combater o cansaço físico e mental. Isso está associado aos efeitos estimulantes citados acima, além das propriedades antioxidantes dessa substância.
Ela evita, por exemplo, a sensação de indisposição que é muito comum em casos de gripes e resfriados.
A cafeína tem ação termogênica, melhorando o desempenho e os ganhos durante a prática de atividades físicas. Ela pode acelerar o metabolismo e melhorar a resistência, reduzindo a fadiga muscular ao longo dos exercícios.
Também associada a ação da cafeína como termogênico e a aceleração do metabolismo, ela tem potencial para facilitar a perda de peso. De um lado pode ajudar a reduzir o desejo de comer, por outro ela eleva a geração de calor nas células, promove a queima de gordura e ajuda na digestão.
Estudos recentes apontam que a cafeína pode estar associada a índices mais baixos de problemas de vista. Ela pode agir na preservação da retina e assim combater a catarata. Da mesma forma, pelos seus benefícios para o sistema nervoso, previne espasmos nas pálpebras.
Embora os estudos não façam uma ligação clara entre a ação diurética da cafeína e a formação de cálculos renais, é comprovado que a ingestão de cafeína pode ser associada ao menor risco de desenvolver pedras nos rins.
Isso significa que os dados mostram que a cafeína pode prevenir as pedras nos rins, apesar de ainda não termos dados concretos sobre como esse efeito é obtido.
Um dos efeitos de curto prazo da cafeína é a ação estimulante para o humor, ela eleva a sensação de bem-estar, apesar desse efeito não ter uma duração muito longa. No entanto, é uma boa ideia para garantir mais disposição para iniciar a rotina e assim pegar o ritmo para desempenhar suas tarefas diárias.
Mesmo com os benefícios da cafeína sendo claros e comprovados, ainda é essencial ter cuidado no consumo dessa substância. Ela permanece no organismo por horas após sua ingestão, sendo capaz de provocar insônia ou prejudicar a qualidade do sono.
Além disso, como ela bloqueia a adenosina, pode acelerar a frequência cardíaca, sendo comumente associada a sensação de ansiedade, taquicardia e, em casos mais graves, depressão.
FONTE: Panelinha Fit (https://www.benegrip.com.br/saude/saude/beneficios-da-cafeina)