Ser um empreendedor exige muito mais – tanto física quanto mentalmente – do que a maioria das pessoas pensa. A maioria dos empreendedores trabalha muito mais do que 40 horas por semana, e a maioria não ganha tanto dinheiro quanto ganharia se estivesse trabalhando em um emprego corporativo em um campo comparável.
Os empreendedores também são responsáveis por todas as suas obrigações financeiras fora do negócio, incluindo seguros, poupança e aposentadoria. Embora possa ser fácil manter o foco em seus negócios, é importante olhar para o futuro e planejar adequadamente.
Eventualmente, a aposentadoria o enfrentará de frente e, se você não estiver preparado, pode ser um despertar rude. Também há surpresas que você pode enfrentar ao administrar seus negócios para as quais precisa estar preparado. E nesse sentido, estar preparado para o pior cenário é sempre a melhor escolha. Aqui estão algumas dicas de finanças pessoais que ajudarão você a navegar pela jornada empreendedora e prepará-lo para o futuro, além de protegê-lo ao longo do caminho.
O fluxo de caixa é o movimento de dinheiro dentro e fora do seu negócio em termos de receitas e despesas. Para melhor entendimento, é necessário organizar seu fluxo de caixa dividindo-o em categorias distintas. Essas categorias incluem fluxos de caixa das atividades operacionais, fluxos de caixa das atividades de financiamento e fluxos de caixa das atividades de investimento.
Um fluxo de caixa organizado ajudará você a descobrir qual o cenário da sua empresa. Resultados negativos de fluxo de caixa indicam que você está gastando mais do que arrecada, o que pode ser prejudicial e até levar o negócio à falência. Já um fluxo de caixa positivo significa que você tem condições de arcar com suas dívidas e seu negócio está indo bem. Aqui estão algumas dicas para manter um fluxo de caixa saudável:
Uma reserva de emergência também é conhecida como fundo de contingência.
A maioria dos especialistas recomenda que haja dinheiro suficiente para cobrir pelo menos de 3 a 6 meses das despesas de subsistência da empresa. No entanto, o valor não é fixo. O objetivo é a segurança financeira do negócio, portanto, guarde dinheiro suficiente para antecipar seus gastos.
Uma boa dica para criar a sua reserva é se comprometer a fazer um pagamento mensal para este fundo todo começo de mês. Pague a si mesmo como se fosse um boleto, e assim você vai criar esse senso de obrigação.
É fundamental saber para onde está indo seu dinheiro e quanto você está gastando. Rastrear seu dinheiro regularmente é a chave para ter uma imagem precisa do negócio.
Os aplicativos online tornaram mais fácil rastrear suas transações diárias e gerenciar o demonstrativo financeiro, como o Triccount por exemplo. Aqui vão algumas dicas para monitorar as transações:
Para praticar esta regra, siga as seguintes técnicas:
Isso não é apenas uma recomendação, e sim uma necessidade para o sucesso da empresa.
O orçamento inclui detalhes dos custos, despesas e previsões de receita. É importante criar um orçamento organizado para sua empresa, que seja fácil de entender e flexível. O orçamento garante que você não vá à falência ou gaste dinheiro em itens desnecessários que não contribuem para seus objetivos de negócios. Também evita que você tome decisões precipitadas que podem afetar a situação financeira de sua empresa.
Para fazer o orçamento, você pode usar ferramentas simples ou optar por um software. O Microsoft Excel ou o Planilhas Google são comumente usados para esse tipo de registro.
Na fase inicial, onde você não tem recursos financeiros, não é recomendável contratar um profissional para fazer o orçamento. Existem recursos online disponíveis onde você pode aprender os fundamentos do orçamento e manter seu registro diário.
Se você está começando o seu negócio agora, procure recursos gratuitos. É preciso economizar em certas áreas para esperar os primeiros retornos financeiros. Por isso, não gaste seu dinheiro com coisas que você pode adquirir de graça.
Vamos pegar o exemplo do marketing do seu negócio. Neste mundo tecnológico, você pode usar plataformas de mídia social gratuitamente para anunciar sua empresa e alcançar as pessoas sozinho. Além disso, você pode começar virtualmente em vez de ter um escritório ou local. No começo, evite gastar dinheiro com coisas que não o recompensam instantaneamente, como prédios de escritórios, itens desnecessários.
As melhores empresas são aquelas que conseguem fazer mais com menos. Não se trata de ter mais recursos, mas sim de usá-los de forma eficiente e rentável.
FONTE: Banco do Empreendedor (https://www.bancodoempreendedor.org.br/conteudo/6-dicas-que-todo-empreendedor-precisa-saber-sobre-financas.html)