6 dicas infalíveis para ter uma rotina saudável e produtiva

O que é rotina?

A rotina é um conjunto de atividades e horários pré-determinados que tem como principal objetivo a organização, qualidade de vida e produtividade.
Mas é bem comum que a palavra rotina esteja associada apenas ao trabalho pesado, ao cansaço e à repetição das tarefas do dia a dia. No entanto, rotina não é algo ruim não! Pelo contrário, ter uma rotina é saudável, porque organiza a sua vida e dá sequência à produtividade das tarefas que você tem que fazer. Já imaginou uma criança, um estudante, um esportista, uma dona de casa sem o mínimo de organização diária? Seria complicado, não é mesmo?
Isso abrange todos tipos de atividade, desde comer, dormir e arrumar o quarto até meditar, tocar um instrumento, ter lazer, autocuidado e se exercitar. Essas coisas e muito mais fazem parte de uma rotina. Mais tempo de lazer e como resultado disso fica mais tranquilo até nos momentos mais corridos. Isso traz um maior equilíbrio emocional nas suas atividades profissionais, de estudo e nos relacionamentos, pois você tem em mente quais atividades específicas serão realizadas hoje. Assim, você se torna uma pessoa mais organizada, determinada e bem humorada.
Sabe aquela sensação de prazer ao riscar uma tarefa que foi feita? Então, a rotina traz essa sensação ao ser realizada bem!

1. Metas diárias para um objetivo maior

As metas são pequenas ações que fazemos em direção a um objetivo geral, pessoal ou profissional, que nos traga sentido e realização na vida. Defina quais são os pequenos passos que você vai dar hoje em direção a esse objetivo maior que você deseja.
Por exemplo: se seu objetivo maior é casar, pense em quais metas você poderia colocar no seu dia a dia para chegar a esse objetivo, como tirar um tempo para anotar o que precisa para um casamento, fazer contas etc. E se seu objetivo é entrar na faculdade, suas metas diárias podem incluir estudar durante 1h, treinar redação e outros. Cada passo conquistado ajuda a preservar a sua motivação. Por isso, valorize as suas atitudes e não confie no seu estado de humor, pois tem dias que você vai se sentir mais animado e em outros dias menos. Por isso, siga a rotina mesmo sem vontade.

2Anote as metas do dia

Comece anotando as 3 principais metas do dia. Assim, você tira um peso enorme da sua mente e preserva energia, porque você não precisa se preocupar em lembrar o que precisa fazer hoje. Sendo assim, você evita o risco de priorizar coisas secundárias porque você já tem registrado o que é importante para você. Procure sempre facilitar. E se você quer ter um lugar só seu para anotar suas metas do dia, seus objetivos maiores e desenvolver hábitos e autoconhecimento, clique no banner abaixo e conheça o planner da Eurekka. Uma ferramenta criada por psicólogos para ajudar você a se organizar melhor!

3. Inclua exercícios e meditação

Quando você se exercita, o ganho não é só físico, pois atividades físicas aumentam a sensação de bem-estar, de modo que você se sente mais feliz consigo mesmo e fique mais realizado e satisfeito!
Já a meditação é uma ferramenta poderosa que facilita a preservação ou descoberta dos objetivos que dão sentido a sua vida, pois melhora a concentração, acalma e ajuda no processo de autoconhecimento. Por isso, atividade física e meditação são antídotos contra a depressão e a ansiedade.

4. Lazer

É importante você ter todo dia momentos definidos para se desligar da correria e recarregar as energias. Entre as atividades e no final do dia, busque definir um tempo para as coisas que dão prazer. Por exemplo, ver aquela série que você gosta, ler um bom livro ou checar as redes sociais. No momento certo, tudo isso também é importante.
Outra dica importante de lazer é não se esquecer de passar um tempo com sua família e amigos! Pois, as relações sociais são uma peça fundamental para uma vida realizada!

5Tenha uma hora para dormir, acordar e comer

Um dia produtivo começa no final do dia anterior. Por isso, para ter uma rotina produtiva você precisa cuidar do seu corpo e o mínimo para isso é dormir, acordar e comer em horas fixas. Caso contrário, no mínimo uma das coisas da sua rotina vai se prejudicar todo o dia.
Assim, você sempre estará correndo atrás de uma coisa e prejudicando outra ao mesmo tempo. Até que é possível produzir cansado, com fome ou sem lazer. Mas já pensou em como seria a qualidade do seu dia se você definisse uma hora para dormir, acordar e comer? Seria incrível!
E para saber como montar uma rotina pré-sono clique aqui.

6. Seja realista

Um erro que muitas pessoas cometem ao criarem uma rotina é colocar mais metas do que o possível. E isso atrapalha muito a motivação e o rendimento.
Um exemplo, se você coloca 15 tarefas na sua lista e não consegue cumprir todas elas (porque seu dia só tem 24h), você vai se sentir frustrado, cansado, desanimado e pode até desistir de montar uma rotina.
Mas se você colocar só 5 metas e fazer todas elas muito bem e com a certeza de que seu trabalho foi bom, você vai se sentir mais feliz, motivado e com a sensação de trabalho cumprido.

Por isso, separe apenas as metas principais para o seu dia. A qualidade é mais importante que a quantidade.

FONTE: Blog Clinica Sim (https://blog.eurekka.me/rotina/)