Tire os casacos do armário: as estações mais amenas do ano já chegaram.
A chegada do outono significa uma queda nas temperaturas e a aproximação do inverno. Para muitos, é hora de programar uma viagem especial para aproveitar o frio. Veja 3 destinos de inverno que você precisa conhecer.
Destinos de inverno
1. Serra Gaúcha
A Serra Gaúcha encanta em outras estações do ano, mas é no inverno que costuma receber mais turistas. Separe os casacos, pois você pode até enfrentar temperaturas negativas na região. As três cidades que costumam receber mais visitantes são Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Cada uma se destaca de uma maneira diferente, mas é uma viagem que vai agradar principalmente os fãs de gastronomia.
A cidade mais famosa é Gramado — também por causa do Festival de Cinema que acontece por lá. O local reúne milhares de turistas do ano, principalmente por causa da culinária gaúcha. Chocolates, queijos e carnes estão aos montes na Rua Coberta, onde se concentram os principais estabelecimentos da cidade. A cidade também conta com o Lago Negro, cartão-postal da cidade, e tem como forte o agroturismo.
Canela chama a atenção por sua arquitetura. O prédio mais conhecido da cidade é a Catedral de Pedra, uma igreja de pedra basalto. O local também é reduto do ecoturismo, embora ele seja mais aproveitado no verão.
O grande destaque de Nova Petrópolis é a paisagem. Chamada de Jardim da Serra, o local costuma estar sempre florido e respeitando a cultura alemã da época da colonização. O destaque do local é o Parque Aldeia do Imigrante.
2. São Joaquim (SC)
Se você quer ver neve no Brasil, uma das maiores chances está ao viajar para São Joaquim, em Santa Catarina. O local, que fica a 227 km da capital Florianópolis, costuma ter alguns dias de neve durante o ano, atraindo turistas de todos os lugares do país.
Com montanhas e uma paisagem que faz muita gente esquecer que está no Brasil, São Joaquim tem como o turismo um dos pontos fortes. Os amantes da gastronomia e enologia também vão gostar de visitar a cidade, já que é possível visitar algumas vinícolas. Outras atrações que chamam a atenção em São Joaquim: Parque Nacional da Maçã (a cidade é uma das maiores produtoras da fruta), Belvedere (escadaria com vista da cidade) e Cascata do Pirata.
É uma das cidades mais frias do Brasil: a média anual é de apenas 13º. Se você quer pegar um frio daqueles, o mês mais frio é junho — a média chega a 9,7ºC. A neve costuma aparecer de 5 a 7 vezes no ano, mas dificilmente é intensa.
3. Visconde de Mauá (RJ)
O Rio de Janeiro não é um destino só para o verão. Uma das cidades mais visitadas no inverno é a cidade Visconde de Mauá, que se assemelha a destinos mais conhecidos como Monte Verde e Campos do Jordão. Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade pode ser visitada facilmente por qualquer turista da região Sudeste.
Se você é o turista aventureiro, Visconde de Mauá pode ser o local ideal. Com cachoeiras, piscinas e vales, é possível aproveitar todo o ecoturismo que a cidade proporciona durante o dia e ir ao centro durante a noite — são várias as opções gastronômicas. Também há agências que disponibilizam passeios de buggy ou quadriciclo. Pela natureza e gastronomia, a cidade costuma ser visitada principalmente por casais que querem fugir do ritmo acelerado da cidade e entrar em contato com toda a área verde que existe no local.