O Ministério da Cultura, Esportes e Turismo do Vietnã apresentou em reunião do governo local uma proposta para a reabertura do país a turistas a partir de 15 de março.
Segundo o próprio órgão federal, a medida foi aceita pelos representantes interministeriais da Saúde, Relações Exteriores, Segurança Pública e Defesa Nacional e agora os oficiais trabalharão em um plano detalhado com as medidas para a retomada.
Entre as medidas preliminares já discutidas estão a reabertura por ar, terra e mar. Atualmente o governo vietnamita executa um programa piloto de entrada de visitantes em que já exige apresentação de teste negativo para a doença, comprovante de vacinação ou recuperação para viajantes acima de 12 anos.
De acordo com a agência de notícias Reuters, o país pode exigir quarentena de um dia e exames negativos para a doença realizados antes do embarque e no momento da chegada.
As autoridades vietnamitas já anunciarão que devem testar todos os estrangeiros com “sintomas suspeitos” ainda no aeroporto. Quem chegar por terra também deverá ser testado na fronteira.
A proposta ainda inclui um formulário de saúde obrigatório, seguro-saúde que cubra a covid-19 e supervisão durante o tratamento dos visitantes que testarem positivo de maneira semelhante ao que já é oferecido aos cidadãos do Vietnã.
O governo ainda pretende retomar a emissão de vistos em níveis pré-pandemia, inclusive eletrônicos, para viajantes internacionais. O pacote de medidas seguirá para avaliação do Primeiro-Ministro, Pham Minh Chinh.