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Verstappen se preocupa com impacto de abandono duplo da RBR no Bahrein

Equipe sofreu com problema no abastecimento de combustível ao motor nos dois carros e saiu zerada da primeira etapa da F1 2022.

O fim de semana quase impecável da RBR terminou como um pesadelo neste domingo do GP do Bahrein, com o abandono de Max Verstappen e Sergio Pérez após falhas no abastecimento de combustível à unidade de potência dos carros.

E o atual campeão da Fórmula 1, que brigou com Charles Leclerc pela vitória, se preocupa com a falta que os 33 pontos podem fazer para a equipe.

– Dá pra ver que na largada, na primeira curva, eu não arrisquei muito. Mesmo quando eu estava brigando com Charles, tudo foi limpo e eu estava satisfeito com o segundo lugar. Mas perder tantos pontos para a equipe é muito decepcionante porque, para um campeonato que às vezes pode ser mesmo muito acirrado até o fim, esses são pontos muito importantes – comentou.

A preocupação de Verstappen tem base. Em 2021, ele conquistou seu primeiro título da carreira sobre o rival Lewis Hamilton com a apertada vantagem de apenas oito pontos. Com o abandono a três voltas para o fim da prova neste domingo, ele deixou de faturar 18 pontos e um segundo lugar.

Verstappen teve problemas de freios, volante e combustível em abandono no Bahrein.

Os problemas apareceram após o último pit stop do holandês – e a suspeita da RBR é que uma peça utilizada na troca de pneus tenha causado um dos danos do carro. Com sua retirada da disputa, seu colega Sergio Pérez entrou na zona do pódio, mas também abandonou a corrida no penúltimo giro.

– Com os pequenos problemas que tivemos, estar em segundo lugar seria um bom resultado. Mas abandonar com os dois carros é muito decepcionante. Você sempre fala pra si mesmo e pra equipe “temos que pontuar na primeira corrida, não importa se é em primeiro ou segundo lugar”. O maior problema foi o que aconteceu depois, parecia que o combustível não estava chegando no motor e tudo basicamente apagou, e eu me arrastei pro pit lane. Não é o que você quer, especialmente depois de ter dias positivos de testes e um fim de semana bom – lamentou.

Chefe da RBR, Christian Horner não escondeu a frustração da equipe com o acontecido, que classificou como o “pior pesadelo” do time.

Essa foi a primeira vez desde 2018 que o time austríaco não conseguiu terminar uma corrida; na época, Daniel Ricciardo (então piloto da RBR) e Verstappen colidiram no GP do Azerbaijão e abandonaram a prova.

– Foi brutal. Nosso pior pesadelo. Não posso lembrar a última vez que aconteceu conosco. O que parecia uma soma decente de pontos simplesmente evaporou nas últimas voltas. Precisamos trazer os carros de volta, desfazer o sistema de abastecimento e entender, porque sabemos que tínhamos combustível. É frustrante. Mas é uma longa temporada de 23 corridas, vamos deixar isso para trás.

ERRO EM ESTRATÉGIA

A RBR não lidou apenas com problemas mecânicos neste domingo. O time apostou em uma estratégia de três pit stops para tentar cercear Leclerc, mas a Ferrari respondeu com paradas rápidas do monegasco e conseguiu impedir um possível undercut contando, ainda, com a ordem dada a Verstappen para tirar o pé em sua volta de saída dos boxes, o que não agradou o holandês.

Duas vezes eu tive que pegar leve na volta de saída (dos boxes) e não fiquei na frente. Eu nunca vou fazer isso de novo – criticou Verstappen pelo rádio da equipe.

Consultor da RBR, Helmut Marko admitiu a decisão equivocada do time e isentou Verstappen de qualquer culpa.

– Max, na verdade, foi orientado a se segurar nas voltas de saída. Se ele tivesse pilotado no ritmo normal, estaria na frente de Leclerc. Mas o desgaste dos nossos pneus estava incrivelmente maior que o da Ferrari, e a potência do motor deles foi muito impressionante também. Foi tudo sobre estratégia, para nós. Foi nosso erro, não de Max – reconheceu.

Apesar disso, a RBR reconheceu a superioridade do carro da Ferrari na prova em Sakhir.

– Nós subestimamos o undercut, mas a Ferrari tinha mais ritmo; se tivéssemos aquela posição, eles nos ultrapassariam. Simplesmente não tínhamos ritmo hoje – admitiu Horner.

Após a corrida, o atual campeão mundial minimizou o contato com seu engenheiro, Gianpiero Lambiase, pelo rádio, mas ressaltou sua insatisfação com a estratégia e a situação do time na prova:

– Eu não me seguro. Eu digo o que eu acho pelorádio, e eu não estava feliz com o que estávamos fazendo, com o balanço do carro e a estratégia. Não foi necessariamente direcionado a Gianpiero Lambiase, eu tenho uma relação realmente boa com ele. Mas ele é o único com quem eu posso falar.

Verstappen e a RBR voltam às pistas no próximo fim de semana, 27 de março, com o GP da Arábia Saudita. A etapa no Circuito de Jeddah é válida como a segunda rodada da temporada 2022.