Dicas da Semana

Vale a pena investir em SMS no seu negócio?

Você já se questionou se o SMS que você recebe de diversas empresas são viáveis como uma boa ferramenta para captar clientes ou para realizar vendas?

O SMS é um serviço de mensagens por textos curtos, pouco usado para comunicação pessoal, porém muito usado por empresas para marketing, cobrança, confirmação de transações, novidades e diversas outras finalidades.

No Brasil praticamente todos os dispositivos celulares suportam o recebimento e envio de SMS, independentemente da operadora. Por isso as empresas que possuem o cadastro telefônico de seus clientes, normalmente buscam se utilizar desse canal.

Para isso elas contratam o serviço de uma empresa especializada, também chamada de integradora de SMS. As integradoras são justamente as empresas que estão conectadas diretamente às operadoras e que estão habilitadas a realizar envios em massa de SMS para terceiros. 

Será que o SMS é um bom canal de comunicação?
 
Embora muitos acreditem que o SMS não seja um bom canal de comunicação, gostaria de compartilhar algumas informações para que você possa tirar suas próprias conclusões. 
 
Por exemplo você sabia que:
 
  • Ele é um produto muito barato, para você ter uma noção, a média de preço de mil disparos é de apenas 120 reais, com o preço dependendo muito da integradora de SMS que você contratar;
  • Grandes empresas usam esta estratégia a décadas, pesquisas indicam que aproximadamente 100% das pessoas acabam pelo menos vendo o título e uma parte da sua mensagem por causa das notificações normalmente estarem sempre ativas nos celulares;
  • Taxa altíssima de abertura de mensagens, devido a ansiedade das pessoas por verificarem constantemente seus dispositivos. Muitos dispositivos também exibem o texto do SMS mesmo quando o dispositivo se encontra com a tela bloqueada;
  • 100% dos disparos entram na caixa de entrada do remetente, diferente do e-mail que tem uma caixa de spam, todas as mensagens são armazenadas em apenas um local que é no feed principal de mensagens do aplicativo de SMS.
 
Claro que não é um meio perfeito e por isso nem sempre é o preferido por muitas empresas, esse canal de comunicação pode ser superado em alguns fatores, por canais mais pessoais, como por exemplo o Whatsapp. Porém para a maior parte das empresas essa opção acaba se tornando inviável devido aos altos custos praticados pela plataforma.
 
Quando o assunto é disparos em grandes quantidades, o SMS acaba sendo uma das melhores soluções, não há WhatsApp, Telegram ou outros meios que façam isso tão bem em tão pouco tempo.
 
Como usar o SMS em seu negócio:
 
Se você se interessou em usar o SMS como ferramenta de captação para o seu negócio, então siga essas dicas que passarei para ter um diferencial e conseguir de forma profissional fazer com que os usuários queiram ler as suas mensagens. 
  1. Sempre se identifique, coloque o nome da sua empresa antes da mensagem que deseja passar para facilitar a identificação do cliente. Isso pode ser o diferencial entre o cliente ler ou não o seu SMS.
  2. Outra dica extremamente importante é o texto. Muitas empresas acabam extrapolando no tamanho do texto e no meio daquele monte de mensagens você pode acabar sendo ignorado pela falta de vontade da pessoa de querer ler um texto que talvez só faça ela perder tempo, então sempre foque em passar mensagens rápidas e diretas, possuindo no máximo 160 caracteres. 
  3. Caso pretenda utilizar um link no texto do SMS, utilize um serviço de encurtamento de URL para que você consuma o mínimo possível de caracteres com o link. Existem diversas soluções gratuitas na internet para isso.
  4. E por fim, evite o desperdiço da sua preciosa verba de Marketing, cadastre corretamente os números de seus clientes em um sistema ou planilha e sempre defina uma estratégia clara e acompanhe os resultados para saber se o valor investido está gerando o retorno desejado.
Achava que o SMS já havia morrido? 
 

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