(2560 px × 1789 px)

Sony é processada por suposto problema crônico no PS5; entenda o caso

Ação coletiva afirma que console tem defeito em seu funcionamento e que a empresa estaria escondendo isso dos consumidores

A Sony está sendo processada em uma ação coletiva movida por uma moradora de Illinois, nos Estados Unidos. A acusação é de que a empresa teria escondido um defeito crônico do PlayStation 5 (PS5) que prejudica seu funcionamento. Segundo a queixosa, Christina Trejo, o console apresenta um problema que o faz travar e desligar constantemente rodar games da atual geração, ou seja, impedindo sua principal função.

Não se sabe quão proeminente seria o defeito entre consumidores, mas o processo afirma ser bastante comum, utilizando reviews de usuários em plataformas como Amazon e Reddit como base. Caso a Sony seja considerada culpada, pode ter que pagar pelos danos e até mesmo multas aos consumidores. O TechTudo entrou em contato com a PlayStation para saber o posicionamento oficial da marca nessa situação, mas ainda não teve resposta.

O processo afirma que o problema de travamento e desligamento do PlayStation 5 (PS5) é consistente e comum, considerando avaliações de consumidores da Amazon e relatos da rede social Reddit como evidência. Algumas das postagens comentam sobre o console desligar sem aviso durante uma partida e, ao religar, exibir sua tradicional mensagem de que o videogame não foi desligado corretamente e que isso pode corromper os dados e causar danos ao aparelho.

O problema parece acontecer com mais frequência em jogos de PlayStation 5 (PS5), ao ponto de alguns usuários preferirem jogar versões de PlayStation 4 (PS4) dos games pela retrocompatibilidade para evitá-lo.

Segundo Christina, a Sony estaria ciente do problema e, ainda assim, vende o PlayStation 5 (PS5) sem avisar aos consumidores que eles podem ser afetados. Ainda de acordo com a consumidora, muitos talvez não comprassem o videogame se soubessem da situação.
Na ação, o pedido é que a empresa pague danos aos afetados e cubra o pagamento dos advogados. Também é requisitada uma medida cautelar para que a Sony fique proibida de manter quaisquer práticas consideradas injustas ou enganosas no processo daqui para frente.
Vale ressaltar que a própria página de suporte da Sony lista alguns problemas relacionados ao desligamento repentino do console e afirma que videogames que travam e desligam sozinhos com frequência podem ser consertados sob garantia.

FONTE: TechTudo (https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/07/sony-e-processada-por-suposto-problema-cronico-no-ps5-entenda-o-caso.ghtml)