1

São Bento do Sapucaí, Vila Charmosa na Serra da Mantiqueira

Bucólica e romântica, a cidadezinha é destino certo para curtir o friozinho, comer bem, passear ou, ir além, e radicalizar em esportes de aventura.

São Bento do Sapucaí, no nordeste do estado, é uma das mais bonitas e charmosas cidades coloniais do interior paulista.

Bucólica e romântica, a cidadezinha é destino certo para curtir o friozinho, comer bem, passear ou, ir além, e radicalizar em esportes de aventura.

A apenas 185 km de distância de São Paulo e 45 km de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí se destaca pela riqueza cultural e diversidade de atividades – trilhas, escaladas, cachoeiras e ateliers pra lá de interessantes.

AS CIDADES MAIS BONITAS DA SERRA DA MANTIQUEIRA

A Serra da Mantiqueira exibe contornos incríveis no horizonte do Vale do Paraíba, criando um cenário mágico para curtir uma viagem romântica, em família ou entre amigos.

Estamos falando de outras duas cidades vizinhas à Campos do Jordão — São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal.

Bem diferente da agito de Campos, as belezas de São Bento podem ser admiradas de forma serena a um custo bem mais baixo. As temperaturas em São Bento, também nas montanhas, são baixas durante o inverno e amenas no verão.

A pacata cidade de São Bento do Sapucaí encaixa-se perfeitamente num roteiro simples de fim de semana para relaxar e contemplar a bucólica vida no interior com um bom dedo de prosa com seus simpáticos habitantes.

Com pousadas charmosas, restaurantes baratos, trilhas, passeios culturais e festas populares, a graciosa estância climática encanta e deslumbra o olhar do turista em cada cantinho.

A seguir, dicas sobre o que fazer em São Bento do Sapucaí, com roteiro em um dos lugares românticos para viajar em SP. E o melhor, sem gastar muito.

O QUE FAZER EM SÃO BENTO DO SAPUCAÍ

Com ruas estreitas e asfaltadas, entre araucárias e formações rochosas, São Bento do Sapucaí tem visual de tirar o fôlego.

Refinada e com rica cultura artesanal, parece ter sido esculpida em um mosaico de formas e cores.

1. Pedra do Baú

O Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú, com seu mirante espetacular e de fácil acesso, é o principal cartão postal da cidade e passeio turístico para qualquer idade.

O complexo rochoso é composto pela Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata. A Pedra do Baú é a principal formação na região da Serra da Mantiqueira, com quase 2 mil metros de altitude.

2. Trilhas na Pedra do Baú

Para quem gosta de aventura, o complexo da Pedra do Baú oferece inúmeras opções de trilhas, escaladas e rapel na rocha.

Vá de carro até o estacionamento do Bauzinho (siga Pedra do Baú). Pague a taxa de preservação ambiental (R$10 por carro) e observe as placas das trilhas.

  • Trilha do Baúzinho: Com 470 metros, a trilha do Bauzinho tem nível fácil e pode ser feita em cerca de 30 minutos. Para chegar, basta seguir a placa “Bauzinho”.
As trilhas Ana Chata e até o topo da Pedra do Baú são difíceis, exigem equipamentos de segurança (capacete, cadeirinha, fita e mosquetão). Caso seja iniciante e precise destes apetrechos, procure uma agência de ecoturismo no centro de São Bento do Sapucaí – SP. Para a sua segurança, nunca faça as trilhas e escaladas sozinho.
  • Trilha Ana Chata: A trilha Ana Chata tem nível moderado e um percurso de quase 4 km, feitos em aproximadamente 2 horas de caminhadas por entre uma trilha estreita, passando por uma caverna até chegar à base da pedra.
  • Trilha Topo da Pedra do Baú: tem nível difícil e um percurso de 4 km, feitos em cerca de 3 horas.

3. Cachoeiras 

As belas cachoeiras do Toldi, dos Amores e do Tobogã não podem ser esquecidas, são pontos turísticos bonitos.

4. Trilhas para Bike

Para os adeptos do mountain bike, São Bento do Sapucaí – SP tem opções para pedaladas por estradas de terra e trilhas estreitas na área rural do vilarejo.

Um dos roteiros bacanas é a Volta do Serrano, que passa pela Cachoeira do Tobogã, uma das cachoeiras em São Bento do Sapucaí, e o visual da Pedra da Balança.

É um percurso difícil, com quase 16 km de trajeto, feitos em cerca de 2 horas.

Uma outra rota de bike irada é a Trilha da Divisa. Com quase 20 km, o trajeto é muito difícil e pode levar até 3 horas.

Há opções mais fáceis e ainda assim curtir o visual da Serra da Mantiqueira sem muito esforço, como o Circuito Light, com 7 km de extensão, feitos em até 1 hora.

5. Artesanatos

  • Ditinha Joana: A arte saída das mãos de artesãos como Ditinho Joana, são expressões da cultura popular que deve ser preservada e prestigiada. O artesão é um ícone da cidade de São Bento do Sapucaí. Não à toa, a obra do artista é reconhecida mundialmente. O objeto central das obras do artistas, totalmente esculpidas em troncos de madeira, é a bota.
  • Capelinha em Mosaico: A capela de mosaico é uma atração à parte pelas ruas de São Bento do Sapucaí. Construídas por artesão da vila, as capelinhas atraem curiosos, romeiros e turistas, ávidos em fotografar as belas construções espalhadas pelas cidades. Colorida e abençoadas! Uma delas fica na estrada do Paiol, sentido Campos do Jordão, em direção à Pedra do Baú. Os desenhos nas paredes do lado de fora formam verdadeiras obras de arte.
  • Cinema Paradiso: O pequeno museu funciona no quintal da casa do Manoel Coutinho, cinegrafista e cinéfilo. A paixão pelo cinema, herdada do pai, é compartilhada com crianças de escolas, turistas e amantes do cinema. O projeto é pra lá de especial e tornou-se um cantinho no interior de SP para aprender um pouco mais sobre a sétima arte. Estudantes de cinema e arte devem conhecer esta bela casa. No local há máquinas fotográficas antigas, projetores 35 mm em pleno funcionamento, fotos, cartazes, filmes antigos e relíquias do cinema. Vale a visita! O museu fica próximo à Praça do Coreto, na Av. Conselheiro Rodrigues Alves – São Bento do Sapucaí – SP. Aberto aos finais de semana. A entrada é grátis.

6. Vinícola Santa Maria

Localizada no Vale do Baú, a vinícola oferece degustação de vinhos e refeição harmonizada com vinhos produzidos na região.
 
Também é possível fazer a visita guiada, basta agendar pelo WhatsApp.

7. Queijo do Baú

Vale a visita para conhecer um pouco da história e sentir o sabor de um genuíno queijo tradicional paulista – o melhor queijo curado artesanal da região do Vale do Baú, ao pé da Serra da Mantiqueira.

A fazenda de leite e queijaria está localizada no Vale do Baú, em São Bento do Sapucaí, entre a Pedra do Baú e Campos do Jordão, e oferece degustação de queijos de quarta a segunda-feira, das 11:00 às 17:00.

8. Igreja Matriz

Ponto de encontro de são-bendistas e turistas, a praça da igreja matriz  é palco das diversas festas populares que ocorrem ao longo do ano.

As principais comemorações são as quermesses de junho; festival de inverno, em julho; o bloco de carnaval Zé Pereira e seus bonecos gigantes, que desfilam pelas ruas do centro da cidade de São Bento do Sapucaí durante o feriado de carnaval.

Fora a folia, não deixe de conferir a programação cultural da cidade, com eventos especialmente com festas juninas, festivais de inverno nas férias de julho e festejos de réveillon.