O estudo da SponsorUnited revelou um aumento de 22% nos contratos de patrocínio a modalidades esportivas femininas em 2023, com destaque para a Associação de Tênis Feminino (WTA). Analisando o período de 1º de janeiro de 2022 a 1º de fevereiro de 2024, o relatório destacou o crescimento dos investimentos em ligas como a WTA e a LPGA, com mil aportes cada. A WTA liderou o crescimento com um aumento de 26% e 1.080 acordos, enquanto a WNBA ultrapassou 500 patrocínios pela primeira vez na história, com um aumento de 7%.
Nos Estados Unidos, a NWSL (liga profissional de futebol feminino) registrou um crescimento de 18%, enquanto na Inglaterra, a FA WSL (Super Liga de futebol feminino) teve um aumento de 11% nos aportes.
Quanto às atletas, a tenista japonesa Naomi Osaka lidera globalmente com 19 acordos, enquanto no Brasil, a goleira Aline Reis, que joga na Espanha, possui 15 patrocinadores.
Entre as principais patrocinadoras, a Gatorade se destaca como a marca com o maior número de patrocínios no esporte feminino, com 51 contratos. Rolex e Coca-Cola ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente, com 19 patrocínios cada, no ranking das marcas que mais patrocinam ligas ou times.