Imagem Post Comunidades Triibo (2560 px × 1789 px)

Paraíso perdido: a Praia de Calhetas em São Sebastião

A praia mais linda de São Sebastião, na nossa humilde opinião, reserva experiências inesquecíveis deste pedaço de paraíso bem próximo de SP.

Neste post vamos comentar tudo sobre a nossa visita a Praia de Calhetas. Saiba como chegar, o que fazer e já salva essa dica para sua próxima viagem a São Sebastião:

COMO CHEGAR À PRAIA DE CALHETAS?

A Praia de Calhetas fica localizada no norte de São Sebastião, mais precisamente entre as praias de Toque Toque Pequeno e Toque Toque Grande. Por se situar num sítio particular extremamente preservado não há casas para alugar nem ruas ou estacionamentos para parar o carro, portanto você tem duas opções:

  • Estacionar o carro em Toque Toque Grande e caminhar até Calhetas (trajeto de aproximadamente 1,5km);
  • Parar o carro no acostamento (prática que é muito comum, mas está sujeita a multas – nós já tomamos e custa R$ 88).

SÍTIO CALHETAS: PROPRIEDADE FECHADA QUE AJUDA NA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA

A entrada da praia é feita pelo interior do Sítio, isso porque a praia está situada dentro de uma propriedade fechada que conta com apenas 4 casas. O caminho demora uns 15 minutinhos e é cheio de encantos. 

No sítio localiza-se também a Cachoeira de Calhetas, que infelizmente estava fechada para visitação quando estávamos por lá. Recomendamos uma paradinha pois a cachú é incrível e renova as energias para finalizar a trilha. 

2 EM 1: AS DUAS FAIXAS DE AREIA DE CALHETAS

Assim que finalizar a trilha de Calhetas você vai reparar que a praia é dividida por uma península em duas faixas de areia: na direita você pode dar um thcibum no mar ou andar até a ponta da praia pelas pedras (que rende um visú sensacional).

Já na esquerda não é recomendável entrar na água pois é um canto cheio de pedras, portanto aproveite para desacelerar, tomar um sol e contemplar a bela vista para a Praia de Toque Toque Grande.

A PENÍNSULA: O DIFERENCIAL MAIS ESPETACULAR DE CALHETAS

No centro da praia há uma península que se estende por uns 300m em direção ao mar. Na parte de baixo há um gramado encantador com as sombras de lindas e imponentes árvores.

Subindo os degraus naturais da península você chegará à parte de cima, de onde pode-se avistar o mar, a praia e até a Ilha de Toque Toque, um santuário ecológico marinho. 

ILHA DE TOQUE TOQUE

Da faixa de areia do lado esquerdo ou da península você avista uma enorme Ilha no meio do mar, esta é a Ilha de Toque Toque. Difícil de ser acessada ela colore o cenário paradisíaco de Calhetas e rende excelentes fotos.

PÔR DO SOL E NASCER DA LUA

O que tornou nossa visita ainda mais especial foi poder desfrutar do sol se pondo no oceano e a lua cheia nascendo atrás das montanhas de cima da península. Uma lembrança que ficará guardada na memória! Recomendamos muito.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: CALHETAS CHAMA

Calhetas chama! Desde que fomos pela primeira vez para lá sentimos a energia surreal desta deserta e preservada praia. Aproveite para viver uma experiência inesquecível nesta praia que ganhou de vez nosso coração!