Coletar o feedback dos clientes é a forma mais eficiente de alinhar a percepção das pessoas com a as ações de venda e marketing da sua empresa.
O feedback do cliente é a forma mais eficiente de otimizar o seu negócio e aumentar as vendas. Isso porque ele permite que você compreenda melhor a percepção do público, seja em relação aos seus produtos ou serviços, seja acerca de seu atendimento e outros requisitos para o sucesso da sua estratégia.
As empresas utilizam diferentes métodos de coleta do feedback: desde pesquisas por email até chatbots (Chats automatizados).
Neste artigo, você confere os motivos pelos quais deve adotar essa estratégia de análise de desempenho, como coletar esses dados e o que fazer para reverter feedbacks negativos. Veja, a seguir.
Melhorar a satisfação dos clientes, promover a fidelização e criar provas sociais são alguns dos benefícios de coletar a opinião do seu público. Veja, agora, os motivos pelos quais você deve adotar essa estratégia.
Quando uma empresa lança uma nova marca, produto ou serviço, certamente, já fez uma pesquisa abrangente para conhecer a demanda do mercado, consultou potenciais clientes e realizou projeções para saber se o investimento é justificável.
Entretanto, nada disso tem a mesma importância e credibilidade de um feedback de pessoas que realmente experimentaram esse novo item do portfólio, muito menos, se ele satisfaz as reais necessidades dos clientes.
Com essas informações, você pode entender melhor a percepção deles e o que pode fazer para atender a todas as expectativas relacionadas ao seu consumo ao longo do tempo, seja para otimizar a experiência, seja para melhorar os requisitos do item avaliado.
A retenção dos clientes é uma forma eficiente de promover a fidelização. Existem muitas alternativas no mercado, principalmente, com a digitalização e a amplitude dos negócios online.
Entretanto, uma empresa pode criar diferenciais que facilitam as decisões dos consumidores no momento da compra. Além disso, deve garantir uma experiência única e uma percepção positiva da marca para que esse mesmo cliente retorne assim que identificar uma nova demanda de consumo.
A retenção de clientes não só garante vendas recorrentes e fidelização, como também, favorece o surgimento de promotores da marca para conquistar novos públicos e garantir rentabilidade em qualquer situação, mesmo em momentos de crise.
Para assegurar essa retenção, é primordial que a empresa invista na satisfação completa do seu público, desde em relação aos requisitos do produto ou serviço até a experiência de compra, uso e pós-venda.
Quando uma empresa atende às expectativas dos seus clientes, ou pelo menos escuta o que eles têm a dizer, cria uma relação de confiança que melhora a sua relação comercial a cada dia. Consequentemente, aumenta os níveis de satisfação.
A satisfação e a fidelidade do cliente são cruciais para determinar o desempenho financeiro de uma empresa, uma vez que podem aumentar sua participação no mercado, reduzir os custos ou aumentar a receita.
O envolvimento dos clientes em suas operações comerciais é extremamente benéfico para a sua marca. A partir dele, o público entende que sua empresa se preocupa com a manutenção de altos níveis de satisfação, sente-se responsável por ações de melhoria e, assim, fica mais conectado com a marca.
Ao longo do tempo, essa conexão aumenta processos de fidelização, até que os seus consumidores fiéis se tornem embaixadores da marca. Uma empresa recomendada é muito mais valiosa, pois os clientes costumam confiar mais em provas sociais quando têm muitas opções disponíveis.
Por isso, colocar o feedback dos clientes no centro do seu processo de decisão pode ser o que falta para garantir o fornecimento adequado de produtos e serviços da sua empresa.
Como já falamos, a recomendação pessoal aumenta a confiabilidade de uma marca/loja. Em um momento tão único em que as redes sociais são amplamente usadas por todos os tipos de público, e a repercussão de uma experiência compartilhada em uma rede pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de um produto, serviço ou empresa, é essencial atender a todos requisitos dos seus clientes para que eles promovam, da melhor forma, a sua marca. “Clientes satisfeitos são a melhor e mais barata propaganda que seu negócio pode ter”.
Gostou da Dica? Compartilhe com sua rede de relacionamento e se ainda não é um assinante Triibo não perca tempo, clique aqui e cadastre já seu negócio