James Cameron admite que há um erro na cena mais icônica de Titanic e não tem nada a ver com a morte de Leonardo DiCaprio

Mesmo 26 anos depois, Titanic continua sendo um dos maiores e mais populares filmes de todos os tempos. Mas até ele tem seus erros…

Titanic é uma das obras mais lendárias da história do cinema e, mesmo depois de 26 anos, ainda permanece entre os filmes de maior sucesso de todos os tempos embora o diretor James Cameron tenha se superado duas vezes com os dois filmes de Avatar.

Além do grande esforço que Cameron e sua equipe fizeram para trazer o navio mais famoso do mundo para as telonas da forma mais realista possível, a popularidade duradoura do filme também reside no fato de ser repleto de momentos icônicos. Talvez a cena mais famosa do filme tenha sido citada e parodiada inúmeras vezes: Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) ficam na proa do transatlântico de luxo e se beijam ao pôr do sol. Momento que você pode ver na imagem acima.

Em um featurette do novo Blu-ray 4K do blockbuster, James Cameron relembrou a filmagem da cena (via Espinof) e disse que não apenas quase falhou, mas não acha que foi perfeita até hoje. Isso porque o pôr do sol foi filmado verdade, e o diretor de O Exterminador do Futuro teve apenas alguns segundos para capturar o momento.

“Quando o sol se pôs, todos corremos para tirar a foto”, disse Cameron. ‘Tivemos apenas alguns segundos para fazer isso. Não houve ensaio, não tivemos tempo, mas Kate e Leo fizeram isso maravilhosamente bem. Conseguimos tirar duas fotos antes de ficar sem luz. A primeira foto estava completamente desfocada. A segunda ainda ficou desfocada por cerca de quatro segundos, que é a cena que aparece no filme”, revelou o diretor.

Kate Winslet também relatou que o momento grandioso foi, em última análise, resultado de improvisação: “Filmamos diante de um pôr do sol real”, confirmou.”Foi hilário porque Jim disse: ‘O pôr do sol é incrível, vamos, vamos, vamos!’. E nós pensamos, ‘O quê?’ E de repente Leo e eu tivemos que subir naquela empilhadeira comprida e subir aquela maldita escada. ‘Vamos sentir falta, vamos sentir falta!’. Quando chegamos ao topo, ouvimos de repente: ‘Ação!’ e tivemos que permanecer neste gesto continuamente durante cerca de dois minutos. Tínhamos que ter cuidado para não cair na gargalhada”.

É claro que o perfeccionista James Cameron poderia ter filmado a cena novamente outro dia depois de ela estar pronta, mas não executada de forma satisfatória. Infelizmente, a essa altura a produção do filme já havia saído de controle há muito tempo. O orçamento foi aumentando cada vez mais, de modo que muitas pessoas presumiram que Titanic poderia acabar sendo um dos maiores fracassos da história do cinema.Como se sabe, aconteceu o oposto. O blockbuster tornou-se um sucesso de bilhões de dólares e ganhou 11 Oscars e a cena do pôr do sol tornou-se um momento cinematográfico inesquecível, apesar de quatro segundos de desfoque.

FONTE: Adoro Cinema (https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-1000054421/)