Fidelizar os seus clientes antigos ou focar em adquirir clientes novos? Qual é a melhor estratégia que você deve fazer em seu negócio?|
Essa é uma dúvida persistente em todo tipo de negócio: devo fidelizar aquele cliente que já consome na minha loja e já está comigo há algum tempo ou compensa investir meu tempo e dinheiro na aquisição de novos clientes que ainda não conhecem os meus produtos e serviços?
Em nossa experiência aqui na Triibo Negócios entendemos que diversos donos de empresas tendem a se preocupar muito mais na aquisição de novos clientes do que na fidelização, o que nem sempre é o melhor caminho.
O que precisamos levar em conta é que o custo para se trazer um novo cliente é, na maioria dos negócios, consideravelmente maior que fazer um já cliente comprar novamente o seu produto ou serviço. Outro ponto importante é que de nada adianta trazer um novo cliente se ele comprar uma única vez.
Conforme mostra a pesquisa da Startup Send4, 90% dos clientes que fazem a primeira compra ou contrata um serviço acabam nunca mais voltando a consumir no mesmo negócio.
É justamente por isso que investir na aquisição sem contar com uma estratégia de fidelização pode ser um investimento de baixíssimo retorno.
A forma correta de se olhar para um cliente é justamente pensando no Life Time Value, que nada mais é que o ciclo de vida do cliente, ou seja, o valor que o cliente traz para a sua empresa desde sua primeira compra até sua última compra.
Se o cliente faz apenas uma compra, esse valor acaba sendo muito baixo e não compensa o investimento na aquisição.
Mas caso você consiga criar mecanismos para incentivar a recorrência de compra, esse valor pode aumentar de forma significativa, garantindo um retorno positivo para a sua empresa.
Segundo a pesquisa da Econsultansy, entre as empresas já consolidadas, cerca de 70% dizem ser mais barato manter um cliente do que adquirir um novo e 49% dizem que conseguem um retorno sobre o investimento (ROI) melhor investindo em marketing de relacionamento e fidelização em vez de marketing de aquisição de novos clientes.
Por isso, é importante que você coloque em prática algumas estratégias de fidelização. Aqui vão algumas ideias de estratégias mais comuns:
- Remarketing, uma estratégia muito comum onde utiliza-se o e-mail e o SMS como ferramentas para oferecer produtos, serviços e promoções aos seus clientes;
- Programas de Fidelidade, como por exemplo o cartão fidelidade, que depois de um certo número de visitas ou compras permite ao seu cliente resgatar algum benefício;
- Clube de Benefícios, que oferece descontos aos clientes de longa data, acesso a serviços diferenciados e outras formas de pagamento;
- Cashback, onde parte do dinheiro que você usou na compra é revertido em crédito quando você realiza uma nova compra.
Mas vale lembrar que se você está lendo esse texto e ainda não tem um clientela consolidada, a atração deve ser o seu foco principal, tendo uma atenção maior em criar uma base de clientes, armazenar seus dados e depois trabalhar para manter eles recorrentes.
E aqui vai uma recomendação, a Plataforma Triibo pode te ajudar nessas com diversas ferramentas que irão facilitar a fidelização dos seus clientes.