Dicas da Semana

Fazer promoção vale a pena?

Você está querendo investir em maneiras de chamar atenção para seus produtos ou serviços, mas não queria se limitar a apenas dar descontos?

Está com medo que isso possa impactar a visão que seus clientes têm da sua marca ou que possa causar um impacto financeiro?

Normalmente associamos promoção somente à ideia de desconto em dinheiro na aquisição de um ou mais produtos.

Por essa razão, algumas pessoas tendem a achar que fazer uma promoção pode ser algo negativo, pois você só atrai o cliente que está buscando por preços baixos e ainda mata sua margem de lucro. Mas será mesmo?

A redução de preços é apenas uma das estratégias que você pode utilizar para promover seu produto e mesmo neste caso, se bem executada, ela provavelmente irá trazer mais valor à sua marca.

O importante é que você não faça uma ação promocional sem que você tenha alguma estratégia envolvida para alavancar vendas, sem conhecer bem seu público-alvo e sem ter feito os cálculos para não impactar seu orçamento.

Fazer promoção apenas por desespero em vender pode ser um tiro no pé!

Mas as promoções podem ser muito benéficas para a sua empresa, por isso vamos dar algumas dicas de como e porque você deve fazer promoções em seu negócio.

1. CIRCULAÇÃO DE CAPITAL

Suponha que você tem um prato em seu restaurante com saída baixa e os ingredientes estão próximos ao vencimento. Por que não promover este prato em um dia da semana que seu estabelecimento tenha movimento? 

Essa estratégia ajuda a movimentar seu estoque girar seu capital.

2. GATILHOS MENTAIS

Todo mundo gosta de sentir que saiu em vantagem em uma negociação e as empresas, sabendo disso, usam como gatilho mental oferecer algum produto de graça para estimular a compra ou até mesmo em troca de um cadastro de um lead.

Cada gatilho mental tem seu papel dependendo da necessidade do cliente e a forma que você utilizará para promover o seu produto ou serviço. Como a reciprocidade, coerência e compromisso, afeição, aprovação social, escassez, autoridade e unidade.

3. ANCORAGEM DE PREÇOS

É a técnica de criar a percepção de que um preço é mais justo a partir de outro produto similar, porém mais caro.

4. CRIAR EXPERIÊNCIAS

Para que o potencial cliente possa conhecer sua empresa, você oferece algum de seus produtos ou serviços com desconto. Por mais que isso resulte em um Custo de Aquisição do Cliente (CAC) mais alto, quando pensamos no Life Time Value, o custo desse cliente vai reduzindo gradativamente| por conta da quantidade maior de vezes que ele irá voltar e possivelmente indicará o seu negócio, além do fato de você ter conquistado um novo cliente.

5. AUMENTO DO TICKET MÉDIO

Essa é uma estratégia muito usada por redes de fast food, ao oferecem “o dobro de queijo por mais um real” ou “batata grande por mais dois reais”, por exemplo. Esses pequenos incrementos no preço de cada venda refletem em um resultado positivo no caixa no final do mês.

6. PROGRAMAS DE FIDELIDADE

Existem diversos tipos, que vão desde cartões que registram visitas para trocar por algo depois de consumir um determinado número de vezes no estabelecimento, até programas mais complexos em que você vai acumulando pontos em diversos estabelecimentos e após juntar uma certa quantidade pode trocar por produtos ou passagens.

7. FRETE GRÁTIS

Muito comum em lojas virtuais, é uma promoção transformada em uma percepção de benefício. Apesar de uma ótima tática que às vezes é um fator para que o cliente decida comprar com você, deve-se ter cuidado pois o frete varia de acordo com a região do país.

8. BRINDES E BÔNUS

Normalmente os brindes têm um custo muito baixo para a empresa e conseguem aumentar bastante o ticket do produto. 

Já no caso do bônus, ele pode ser algo que vai agregar valor no produto a um custo baixo, como por exemplo o MClanche Feliz, que quando uma criancinha vê aquele brinquedinho que acompanha o lanche, ela fica fascinada e influencia os seus pais a comprarem um produto X por conta do produto Y que é o brinde.

9. VOLTE OUTRA VEZ

Nesse caso a ideia é trazer o cliente para seu estabelecimento após um período ao oferecer uma condição especial ou um desconto. É muito comum usarem um desconto que geralmente é válido até 15 a 30 dias, que incentivam a volta da pessoa a consumir novamente em seu negócio.

Como você pôde ver existem diversas formas de atrair seu cliente, impulsionar seu negócio e aumentar as suas vendas, que vão muito além de simplesmente dar um desconto qualquer, sem planejamento.

E aí, o que achou? Gostou das dicas para promover melhor seus produtos e serviços?

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