(2560 px × 1789 px)

Copa do Mundo 2022: veja as 32 seleções classificadas

Confira a lista completa da seleções que jogarão o Mundial no Catar entre novembro e dezembro

A lista das 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2022 está completa. O grupo de países que jogará o Mundial no Catar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro, foi fechado nesta terça-feira, com o fim da repescagem Mundial.

Estão classificadas para a Copa do Mundo: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Camarões, Canadá, Catar, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, Holanda, Inglaterra, Irã, Japão, Marrocos, México, País de Gales, Polônia, Portugal, Senegal, Sérvia, Suíça, Tunísia e Uruguai.

Catar
Seleção anfitriã.

Alemanha
Líder do Grupo J das eliminatórias europeias.

Dinamarca
Líder do Grupo F das eliminatórias europeias.

Brasil
Com a vitória sobre a Colômbia, garantiu ao menos o quarto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas (os quatro primeiros vão para a Copa).

França
A atual campeã mundial França conseguiu uma vaga antecipada na Copa de 2022 com uma histórica goleada sobre o Cazaquistão por 8 a 0, assegurando a primeira colocação no grupo D das eliminatórias da Europa.

Bélgica
A Bélgica conseguiu carimbar o passaporte para o Catar com uma rodada de antecedência nas eliminatórias europeias ao vencer a Estônia por 3 a 1, que garantiu a liderança do grupo E.

Croácia
A atual vice-campeã mundial garantiu sua sexta participação em Copas ao vencer o confronto direto com a Rússia por 1 a 0, na última rodada do Grupo H, graças a um gol contra de Kudryashov, aos 36 minutos do segundo tempo.

Espanha
A Espanha selou sua classificação para o Catar com uma vitória em casa diante da Suécia em confronto direto pelo grupo B das eliminatórias europeias.

Sérvia
A vaga direta para a Copa de 2022 veio para a Sérvia com uma boa dose de emoção. A equipe venceu Portugal de virada, fora de casa, e roubou a liderança do grupo A nos acréscimos do último jogo da campanha.

Inglaterra
Terminou as eliminatórias na liderança do Grupo I e confirmou a vaga com uma goleada de 10 a 0 sobre San Marino.

Suíça
Desbancou a Itália e ficou na liderança do Grupo C das eliminatórias. Garantiu a vaga com uma goleada por 4 a 0 sobre a Bulgária, enquanto a Azzurra só empatou por 0 a 0 com a Irlanda do Norte.

Holanda
A Laranja Mecânica venceu a Noruega por 2 a 0 e terminou na liderança do Grupo G das eliminatórias.

Argentina
A Argentina tem 29 pontos nas eliminatórias sul-americanas e, com quatro rodadas para o fim, não vai terminar o torneio abaixo da quarta posição. Está no Catar.

Irã
A seleção iraniana foi a primeira equipe da Ásia a se garantir no Mundial como líder isolada do Grupo A das Eliminatórias. A classificação veio com uma vitória sobre o Iraque por 1 a 0.

Coreia do Sul
A seleção sul-coreana chega para sua 11ª participação em Copas após bater a Síria pelo Grupo A das Eliminatórias asiáticas.

Japão
A seleção japonesa garantiu sua sétima participação consecutiva após vencer a Austrália em Sydney com dois gols no fim da partida.

Arábia Saudita
Os sauditas comemoraram a classificação sem entrar em campo, já que a derrota da Austrália para o Japão assegurou pelo menos a segunda posição do Grupo B das eliminatórias asiáticas.

Equador
A seleção equatoriana garantiu vaga na Copa do Mundo do Catar na penúltima rodada das Eliminatórias da América do Sul, mesmo com a derrota por 3 a 1 para o Paraguai.

Uruguai
Com gol de Giorgian De Arrascaeta, o Uruguai venceu a importante partida contra o Peru, na penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, e se garantiu no Mundial de 2022.

Canadá
Com a vitória por 4 a 0 sobre a Jamaica, na penúltima rodada das eliminatórias da Concacaf, o Canadá garantiu a vaga no Catar. Esta será a segunda participação do país em uma Copa do Mundo – a primeira vez foi no México, em 1986.

Gana
Gana se garantiu ao eliminar na fase final a Nigéria com empate em casa (0 a 0) e um empate na volta (1 a 1). Como marcou fora, se classificou graças ao gol qualificado.

Senegal
Senegal garantiu a vaga na Copa do Mundo após duelos duríssimos como Egito. Derrota fora de casa na ida por 1 a 0, vitória por 1 a 0 na volta e passaporte carimbado na cobrança de pênaltis.

Portugal
Com grande atuação de Bruno Fernandes, Portugal espantou a zebra e derrotou a Macedônia do Norte por 2 a 0 no Porto. O meia do Manchester United marcou os dois gols da vitória, que selaram a classificação lusa para o Catar.

Polônia
No duelo entre Lewandowski e Ibrahimovic, melhor para o craque polonês. O artilheiro fez um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre a Suécia e garantiu seu país na Copa do Mundo.

Marrocos
A goleada por 4 a 1 sobre a República Democrática do Congo garantiu Marrocos na Copa do Mundo. A seleção havia empatado em 1 a 1 no jogo de ida, mas venceu com autoridade em casa para carimbar o passaporte rumo ao Catar.

Tunísia
Depois de vencer o Mali por 1 a 0 no jogo de ida, a Tunísia segurou o empate em 0 a 0 no duelo de volta e também garantiu vaga na Copa do Mundo.

Camarões
Uma vitória épica garantiu Camarões na Copa. Perdendo por 1 a 0 na prorrogação, os Leões Indomáveis fizeram dois gols nos seis minutos finais e eliminou a Argélia. Ekambi foi o herói camaronês, com um gol aos 124 minutos.

México
Com vitória tranquila sobre El Salvador por 2 a 0, o México confirmou a vaga na Copa do Mundo. O time terminou em segundo lugar nas eliminatórias da Concacaf.

Estados Unidos
Mesmo com a derrota por 2 a 0 para a Costa Rica, os Estados Unidos também garantiram a classificação para a Copa do Mundo. O time terminou em terceiro lugar nas eliminatórias da Concacaf.

País de Gales
Com vitória por 1 a 0 sobre a Ucrânia e liderado por Gareth Bale, o País de Gales foi a última seleção europeia a conquistar sua vaga na Copa do Mundo do Catar.

Austrália
Após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, a seleção australiana fez 5 a 4 sobre o Peru nos pênaltis – com direito a goleiro dançarino – e garantiu vaga em repescagem disputada no Catar.

Costa Rica
Depois de superar a Nova Zelândia na repescagem mundial por 1 a 0, a Costa Rica se classificou para sua sexta Copa do Mundo, a terceira consecutiva para o país da América Central.