Aos 26 anos, russo rompe domínio do quarteto Federer, Nadal, Djokovic e Murray para se tornar o primeiro membro da nova geração a chegar ao topo o mundo.
O tênis tem um novo líder: trata-se de Daniil Medvedev. O russo de 26 anos assume o topo do ranking mundial na próxima segunda-feira (28) após garantir vaga nas quartas de final do ATP 500 de Acapulco e ver Djokovic ser eliminado na mesma fase em Dubai, para Jiri Veseley.
Será a primeira vez em 931 semanas que um número 1 do mundo do tênis não é Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic ou Andy Murray. O primeiro tenista da nova geração a alcançar resultados suficientes para superar a maior geração da história da modalidade.
No currículo, Daniil tem 13 títulos de nível ATP, com destaque para o US Open de 2021, em que enfrentou Novak Djokovic e impediu que o sérvio concluísse o Grand Slam da temporada ao vencer os quatro principais torneios (já havia conquistado o Australian Open, Roland Garros e Wimbledon).
Medvedev também conquistou, um ano antes, o ATP Finals com direito a um feito histórico na competição. Ele se tornou o primeiro tenista na história a vencer os três líderes do ranking mundial para conquistar o título.
O “MALVADO” FAVORITO
Se fora das quadras Daniil Medvedev tem a aparência calma e a fala mansa, dentro já ganhou a fama de um competidor irritadiço e que muitas vezes protagonizou tretas. Foi o caso no Australian Open de 2022, em que mais de uma vez brigou com torcedores por conta de barulho entre os pontos.
– Eu quero tanto vencer que às vezes não me ajudo a fazer isso de várias maneiras. Eu começo a ficar irritado, comigo e com os árbitros. Várias vezes eu saio de quadra e me arrependo de várias coisas que eu fiz lá dentro. É realmente uma coisa que eu não entendo, porque na vida eu não fico irritado com ninguém por nada – contou o russo em entrevista à ATP em 2019.
Não foram raras as vezes em que o tenista russo bateu boca com árbitros incomodado com a forma como a partida estava sendo conduzida. O comportamento alçou o russo ao papel de “vilão”, que o próprio abraçou.
Após perder a final do Australian Open em 2022 para Rafael Nadal, Medvedev foi flagrado pelas câmeras da transmissão usando o termo “boring” (entediante ou tedioso, na tradução direta) durante o discurso de uma das convidadas do torneio.
Em outras oportunidades, discutiu com Tsitsipas por conta das muitas pausas para ir ao banheiro e foi vaiado pela torcida, em 2019 por arrancar a toalha da mão de um boleiro. Após o incidente, virou o jogo sobre Feliciano Lopez e agradeceu a “energia da torcida”.
– Sua energia hoje à noite me deu a vitória. Se não fossem vocês, eu provavelmente teria perdido essa partida – disse Daniil sobre as vaias nos Estados Unidos.