Como ter sucesso com Programas de Fidelidade

Um programa de fidelidade funciona por meio da identificação dos clientes que mais compram da sua empresa para que recebam benefícios extras. Isso pode ser feito por meio do acúmulo de pontos, preenchimento de cartelas com selos, carimbos em cartões e sorteios via cupom adquirido a cada compra, por exemplo.

O objetivo do programa é que os clientes se sintam únicos e fazê-los perceber que a empresa os conhece profundamente, oferecendo a eles as vantagens e os benefícios que desejam e, assim, se mantendo fiéis à marca, comprando dela por longos períodos.

Para criar um Programa de Fidelidade de sucesso, é preciso se atentar a 3 regras:

Simplicidade

É preciso que as regras do programa sejam claras, sem minúcias difíceis de entender ou burocracias. A melhor maneira de fazer isso é desenvolver uma página web, flyer ou, caso você tenha acessa a um aplicativo, criar uma área explicando todo o regulamento, como se acumulam os pontos, validade, como é feito o resgate e quais são os prêmios.

Também é muito importante se atentar ao processo de resgate do benefício, ele deve ser o mais simples e prático possível.

Comunicação

De nada adianta criar um super programa se seus clientes não sabem que ele existe, por isso é indispensável que você os informe. Isso pode ser feito de várias maneiras como por exemplo, no seu próprio ponto de venda com a utilização de displays, cartazes e flyers. Também é muito importante que a sua equipe de atendimento informe para os clientes sobre o programa.

Mas é claro que a sua divulgação não pode ficar limitada ao seu ponto de venda, por isso é muito importante a divulgação em suas redes sociais. E por último para aquelas empresas que já estão seguindo nossas dicas e criando o cadastro de seus clientes é possível comunicar o programa de fidelidade via SMS, Whatsapp e Email, três canais que dão muito retorno.

Benefício

O terceiro ponto para garantir o sucesso do seu programa de fidelidade, é entregar para o cliente algo que ela veja muito valor. E aqui vale a criatividade, pense em coisas que seu cliente goste, mas que para sua empresa tenha um baixo custo.

Uma dica aqui é, não desanimar caso a primeira versão do seu programa não traga tantos resultados, é muito comum que a empresa não tenha oferecido algo realmente chamativo. Por isso é sempre importante ir testando vários tipos de benefícios até encontrar aquele que traz o melhor retorno. Lembrando que mesmo após de encontrar o benefício ideal, é importante sempre ter outras cartas na manga, pois com o tempo os clientes podem passar a não ver tanto valor assim no que está sendo oferecido.

Se você está interessado em criar um programa de fidelidade que realmente funcione, mas está com dificuldades ou quer dar a melhor experiência para seus clientes, convido você a conhecer a plataforma da Triibo.

Contamos com uma serie de funcionalidade que vão potencializar a recorrência de seus clientes, além de um mecanismo já pronto para você colocar seu programa de fidelidade para funcionar.

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