O Feedback é uma ferramenta sensacional e extremamente eficaz.
Ele faz parte da rotina de qualquer equipe em pequenas ou grandes empresas, sendo a melhor ferramenta de um gestor desde que seja usado de maneira correta.
Há muitas distorções sobre o significado dessa palavra, sempre ligando a algo negativo, mas não é bem assim. O feedback muda o comportamento, melhora os relacionamentos, deixa mais claro as atividades e também alinha o propósito e as metas da empresa.
E se for bem feito pode gerar muitos benefícios, melhorar o ambiente de trabalho e as relações interpessoais.
Isso reflete diretamente no momento da produtividade das equipes.
Pesquisas mostram que empresas que têm uma cultura de feedback mais repetitiva também são mais lucrativas.
Ele funciona como um retorno ou parecer sobre alguma questão, sendo individual ou coletiva, podendo ser positivo ou negativo, mas sempre devendo focar no CONSTRUTIVO.
Sendo assim um conjunto de resultados que é avaliado por um gestor.
Mas agora perguntamos para você:
Você já sentiu dificuldade de passar um Feedback para alguém, sentindo medo de ser grosso, indecente ou até mesmo injusto?
Vamos te dar uma ajuda de como você deve passar um Feedback para alguém de forma correta.
Primeiro reflita um pouco sobre esses tópicos antes de dar um Feedback:
- O Feedback que eu vou dar é realmente necessário?
- Ele será construtivo para quem vai escutar?
- Sobre os apontamentos é interessante eu a apontar sobre esses específicos?
- Isso ajudará a sua empresa ou funcionário?
Essas e outras perguntas você precisa fazer como uma autocrítica para saber como seu Feedback será recebido.
Procure elogiar e valorizar os aspectos positivos das pessoas antes de ir afundo nas críticas negativas. Não comece o feedback com críticas negativas, faça com que ele se sinta valorizado em seu trabalho, seja claro na maneira de falar, não se enrole ao passar a informação, faça o receptor entender a mensagem que você quer falar sem enrolar demais.
Fique atento para não fazer críticas pessoais, se coloque no lugar do outro. Ele quer ser julgado pelo seu trabalho e não por coisas que ele não pode controlar. Imagine você com problemas em casa que você não pode controlar e isso chegar ao ouvido do seu chefe.
Esteja seguro sentimentalmente. Em casos de irritação ou emoções fortes não se recomenda elaborar um Feedback, as chances de ter prejuízo são muito altas, então espere o tempo necessário para que as coisas se acalmem.
Evite conflitos desnecessários, com isso o receptor vai entender que você quer o melhor para ele.
Bem, agora você sabe como fazer um Feedback, né?
Tente implanta-lo de forma rotineira na sua empresa, tente fazer de uma forma não exaustiva (mensalmente, a cada trimestre, a cada semestre), sempre observando as questões que foram discutidas para saber se o seu receptor entendeu o que foi dito.