Essa poderosa convergência entre marketing e tecnologia no mercado faz com que as marcas não sejam mais construídas apenas por meio de publicidade e, sim, por conta das vivências.
A experiência do cliente é extremamente necessária para a sobrevivência das empresas em um mercado cada vez mais competitivo.
Além do conceito de jornada do cliente, não só na relação comercial, mas desde a interação com a marca e a possibilidade de experimentar antes de comprar, muda tudo.
As plataformas de streaming no geral, são bons exemplos disso, já que antes de realizar uma assinatura, é possível testar os conteúdos oferecidos e, além disso, a contratação pode ser cancelada a qualquer momento. Não há barreiras de entrada e nem de saída.
O consumidor mudou e o mercado percebeu isso. Para que ter, se na verdade o que queremos é usar? Para que ter um carro, se eu posso apenas usar um carro? Para que ter uma furadeira se eu preciso usar uma única vez a furadeira? Queremos o benefício e não a propriedade.
Já não é mais possível pensar em um produto ou serviço como um conceito bruto, mas em tudo que ele oferece. É necessário agregar valor ao produto. Em linhas gerais, superar as necessidades básicas dos clientes.