Em nosso post anterior, falamos sobre o conceito de ticket médio e como calculá-lo,
caso não tenho lido, clique aqui para visualizá-lo.
Em nosso post anterior, falamos sobre o conceito de ticket médio e como calculá-lo, caso não tenho lido, clique aqui para visualizá-lo.
Algumas delas vão na linha de criar promoções e combos que possam oferecer produtos que se combinem e assim elevar o valor daquela venda, além disso, é possível investir em um atendimento mais eficiente, diversificação de canais de vendas, treinamentos de vendedores e oferta de produtos de maior valor em uma recompra, por exemplo, oferecer um vinho de qualidade e preço superior para clientes que já conhecem os tipos mais baratos.
Algumas delas vão na linha de criar promoções e combos que possam oferecer produtos que se combinem e assim elevar o valor daquela venda, além disso, é possível investir em um atendimento mais eficiente, diversificação de canais de vendas, treinamentos de vendedores e oferta de produtos de maior valor em uma recompra, por exemplo, oferecer um vinho de qualidade e preço superior para clientes que já conhecem os tipos mais baratos.
Para aumentar o ticket médio de forma mais rápida, sua empresa pode, por exemplo, elevar o mix de produtos oferecidos. Vamos fazer um exercício?
Supondo que uma loja venda pneus. Para aumentar o ticket médio, uma boa opção seria oferecer, junto com pneus, silicone para dar brilho, esponjas para limpeza e máquinas lava-jato, entre outros.
Evidentemente, se esses acessórios não forem oferecidos no ato da compra ou não estiverem expostos juntamente com os Pneus, não surtirá efeito.
Quando os produtos associados já estão em seu mix, a questão pode se resumir apenas ao merchandising, ou seja, à forma como os produtos são expostos no Ponto de Venda (PDV). Um simples reposicionamento na gôndola ou prateleira pode fazer muita diferença e induzir uma compra combinada sem tanto esforço.
Uma das possíveis causas para as vendas não serem tão robustas é que os vendedores não estão desempenhando bem o seu papel. Será que eles estão engajando devidamente os clientes e apresentando todas as vantagens dos produtos?
Para garantir resultados melhores, vale à pena oferecer feedbacks constantes, analisar as práticas atuais e tentar mostrar caminhos para que eles consigam se expressar melhor, angariar a confiança dos consumidores e reforçar as vendas.
Além de investir no treinamento dos vendedores, vale a pena olhar com atenção para o atendimento que você oferece para quem entra em contato com a sua empresa.
Lembre-se: toda comunicação é uma chance de venda.
Por isso, se um cliente entra na loja buscando por determinado produto, o atendimento correto pode levá-lo a concretizar aquela intenção de compra e ainda se interessar por itens adicionais o que impacta diretamente no aumento do Ticket médio.
Conhecendo sua margem de lucro e tendo como referência o indicador markup, é possível trabalhar de forma mais assertiva com promoções e descontos inteligentes.
É possível garantir o aumento nas receitas, desde que os percentuais sejam concedidos de forma a respeitar os limites impostos pela margem de lucro ou trabalhados em produtos que estão perto da validade.
Outra maneira de gerar benefícios para o cliente é oferecendo brindes por valor comprado.
Muitos estabelecimentos trabalham dessa forma e conseguem aumentos expressivos em seus tickets médios, oferecendo mercadorias avulsas ou cupons promocionais por valor gasto.
Se a opção for por uma estratégia promocional, é importante certificar-se de que o estoque está preparado para o aumento na demanda. Nada pior para uma empresa do que se ver impossibilitada de atender simplesmente porque não consegue manter estoques compatíveis como volume de vendas.
A verdade é que clientes já conquistados, embora mais exigentes, já se convenceram em outro momento, já conhecem sua empresa e sabem o que esperar dela.
“Em ações visando aumentar o ticket médio, clientes antigos representam um CAC muito menor, pois demandam menos esforços para serem convencidos.”
Eles já conhecem seus produtos ou serviços, logo, o que deve ser direcionado a eles são vantagens, até como forma de reconhecer a sua importância para o negócio.
Aqui, entra em cena um componente fundamental: o marketing de relacionamento.
Até porque quem não é visto, tende a ser esquecido. Por isso, é tão importante manter a chama acesa junto aos clientes já conquistados.
Eles até podem permanecer algum tempo sem comprar, no entanto, as chances de voltarem a consumir seus produtos será maior enquanto sua marca estiver na lembrança.
Essas foram as dicas de hoje para aumentar o ticket médio de seu negócio. Continue acompanhando nossas postagens que sempre tem dicas excelentes para você e seu negócio.