Seleção busca o quarto título e uma das três vagas da Conmebol no Mundial da categoria.
O Brasil estreou no Sul-Americano Feminino Sub-17 mostrando como credencial na busca do título uma dupla de ataque promissora: Jhonson e Aline, as responsáveis pelos gols na vitória por 3 a 0 sobre a Argentina, no Estádio Charrua, em Montevidéu.
Aline, da Ferroviária, marcou duas vezes, ambos com passes de Jhonson, jogadora do Toledo, autora do outro gol brasileiro, em jogada individual. Jhonson, no entanto, saiu no segundo tempo machucada, mas não deve ser problema para o segundo jogo do Brasil, sexta-feira, contra a Bolívia.
Também nesta quarta, o Paraguai goleou a Bolívia por 5 a 1 e lidera o Grupo B, à frente do Brasil pelo saldo de gols. A Venezuela folgou na primeira rodada. No Grupo A, na segunda-feira, o Uruguaio fez 2 a 0 no Peru, e o Chile bateu o Equador por 1 a 0, com a Colômbia de folga.
O Sul-Americano Sub-17 classifica as três melhores seleções para o Mundial da categoria, que será disputado em outubro deste ano, na Índia. Atual campeã, na edição de 2018, a seleção feminina é a maior vencedora do Sul-Americano, com três títulos (os outros foram em 2010 e 2012).
Contra a Argentina, o Brasil abriu boa vantagem no primeiro tempo. Aos 19 minutos, Jhonson deu ótimo passe para Aline abrir o placar. O segundo saiu aos 27: Johnson arrancou pela esquerda, passou pela zagueira argentina na área e tocou no canto esquerdo.
Na etapa final, Aline tabelou com Jhonson, entrou na área em velocidade e fechou o placar, aos sete minutos. Com a vantagem, a seleção comandada pela técnica Simone Jatobá manteve o domínio até o fim da partida.