Cambará do Sul é conhecida como a terra dos cânions no Brasil e está a cerca de 200 quilômetros de Porto Alegre.
Neste destino da Serra Gaúcha, o foco é curtir atividades ao ar livre, relaxar em meio a áreas de mata nativa e admirar as belezas naturais. E é ali que estão os famosos cânions do Itaimbezinho e Fortaleza.
São cenários bem bonitos que, inclusive, já foram palco para grandes produções da Rede Globo como a série A Casa das Sete Mulheres.
O QUE FAZER EM CAMBARÁ DO SUL?
Na região de Cambará do Sul, divisa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, estão os cânions mais famosos do Brasil. Eles fazem parte de dois Parques Nacionais, o Aparados da Serra e o Serra Geral, as principais atrações do destino.
CÂNION ITAIMBEZINHO
Este cânion é um dos mais famosos de Cambará do Sul e, por isso, conta com uma das melhores estruturas de acesso. Ele integra o Parque Nacional Aparados da Serra e o acesso inclui vias de trekking sinalizadas e até trechos pavimentados.
A Trilha do Vértice é a favorita do visitantes por oferecer vistas interessantes do cânion Itaimbezinho, cachoeiras e áreas de Mata Atlântica. O ponto mais alto está a 720 metros de altura acima do nível do mar. Você não paga ingresso para entrar, o passeio pode ser autoguiado e não exige grande esforço físico.
Por outro lado, ainda no Parque Nacional Aparados da Serra, existe a Trilha do Rio do Boi que adentra o cânion Itaimbezinho em um passeio que leva basicamente o dia todo. Pelo leito do Rio do Boi, passa ainda por cachoeiras e rios.
Vale dizer ainda que essa trilha é única com áreas liberadas para banho dentro do parque. Lembrete: bom condicionamento e disposição são indispensáveis nesta atividade, porém o visual compensa.
CÂNION FORTALEZA
Outro protagonista do turismo de Cambará, o Cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral. Por aqui, existem três trilhas superiores e uma interior, já na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Fiz apenas a trilha do Mirante, que é a principal e leva ao topo da formação em uns quarenta minutos de caminhada. São só dois quilômetros, mas há trechos irregulares e estrada de terra. Além disso, você vai parando para tirar fotos.
O topo fica a mais de 1.000 metros, então nos dias de céu azul dá para ver muita coisa. Dos paredões e os platôs das formações à frente até uma pequena cachoeira.
CÂNION MALACARA E PISCINAS NATURAIS
As piscinas naturais do Cânion Malacara fazem parte do complexo de cânions do Parque Nacional da Serra Geral. O turista passa pela fenda do cânion, contorna o chão de pedras até chegar a uma das maiores piscinas do destino. Pronto, hora de dar um mergulho.
A entrada da trilha do Cânion Malacara fica a pouco mais de 5 km do centro do município de Praia Grande (SC), a 25 quilômetros de Cambará do Sul. Esse passeio exige acompanhamento de guia e tem nível moderado, mas é bem mais tranquilo que a Trilha do Rio do Boi.
CACHOEIRAS EM CAMBARÁ DO SUL
Para sair do básico, depois dos cânions, programe-se para para fazer circuitos por cachoeira, rios, especialmente no verão. Assim, as paradas para banho serão ainda mais tentadoras durante as caminhadas.