Um dos principais indicativos do sucesso de uma empresa é a sua sustentabilidade. Alguns gestores, no entanto, ficam tão envolvidos com o meio do processo, que só conseguem identificar um êxito ou fracasso quando ao final do projeto, e isso é muito perigoso: perde-se dinheiro, tempo e motivação. Porém, existem algumas métricas simples que podem ajudá-lo a entender o comportamento dos seus clientes e antecipar-se aos problemas: o CAC e o LTV. Nesta dica não vamos abordar como se calcula, apenas focaremos no entendimento dos conceitos para que você entenda como eles podem te ajudar na estratégia de seu negócio.
Todo mundo sabe que conquistar um novo cliente custa muito mais do que manter um antigo. O CAC, portanto, é o parâmetro que indica o quanto estamos gastando, em dinheiro, para prospectar um cliente.
Como já dissemos, não focaremos no cálculo, mas no conceito, vantagens e desvantagens.
O Investimento na aquisição de novos clientes é importante, mas como já dissemos, custa caro, e nem sempre as ações de marketing garantem essa conquista. Por este motivo o risco do retorno deste investimento (ROI) desta estratégia é alto.
Estratégias mais comuns: Marketing Digital, Mídias, Panfletagem etc.
LTV – Lifetime Value
Alguns gestores acreditam que LTV significa o ciclo de vida do cliente na empresa, em meses ou anos. Entretanto, Lifetime Value é a receita média gerada pelo cliente durante o tempo de relacionamento com a empresa.
Por exemplo:
Se seu cliente costuma investir em média R$ 20 a cada vez que ele vem em busca de seus produtos e serviços e ele visita seu estabelecimento 5 x ao ano, assim ele tem investido em seu negócio R$ 100 por ano. Assim, se sua empresa conseguir melhorar o relacionamento com seus clientes através de mecanismos de fidelização, envio periódico de lembretes via SMS/notificação/e-mail e fazer com que seus clientes voltem mais vezes, ou ainda, consuma um valor maior (ticket médio) a cada vez que compra seus produtos e serviços, naturalmente o valor investido por ano por cliente aumenta, aumentando assim seu faturamento e rentabilidade.
Tendência de mercado: Estudos mais atuais mostram que investir neste tipo de estratégia (LTV) é uma tendência cada vez mais comum nas corporações e vem chamando a atenção de pequenos e médios empreendedores, que antes não se atentavam à importância de se relacionar melhor com aqueles que já são seus clientes e custaram tanto para serem adquiridos no passado.
Isso mostra para os líderes que suas empresas necessitam direcionar seus esforços para aumentar o ticket médio ou prolongar o ciclo de vida do cliente.
E agora que você já sabe as diferenças e viu a importância de se relacionar melhor com quem já é seu cliente, conte com a ajuda de nossos consultores para fortalecer o contato com eles e fidelizá-los. Acesse triibo.com.br/cadastre-seu-negocio e saiba mais.