Visitantes terão que comprovar imunização com duas doses ou apresentar isenção médica.
A Austrália abrirá as suas fronteiras a viajantes internacionais totalmente vacinados a partir do final de fevereiro, anunciou o primeiro-ministro australiano Scott Morrison na segunda-feira após uma reunião do comité de segurança nacional do governo.
“O Comité de Segurança Nacional e o Gabinete decidiram hoje que a Austrália reabrirá as nossas fronteiras a todos os remanescentes titulares de vistos no dia 21 de fevereiro”, disse Morrison, falando fora do parlamento em Camberra.
A Austrália, que está fechada à maioria dos viajantes desde o início de 2020, vem lentamente aliviando as suas restrições desde novembro através de programas de viagem com a Nova Zelândia, Singapura, Coreia do Sul e Japão.
Atualmente, os cidadãos, residentes permanentes e suas famílias, juntamente com estudantes internacionais, mochileiros e trabalhadores migrantes são autorizados a entrar no país, embora tenham de apresentar provas de ter duas doses de uma vacina aprovada.
A mesma regra se aplicará aos turistas, a menos que estes se qualifiquem para uma isenção médica.
“A condição é estar duplamente vacinado para poder vir para a Austrália. Essa é a regra. Espera-se que todos a cumpram”, disse Morrison, acrescentando que limites estaduais de quarentena continuarão e que esses limites ainda serão determinados pelos governos do estado e do território.
Em janeiro, o tenista mundial número 1, Novak Djokovic, teve o seu visto cancelado no meio de um debate sobre o seu comprovante de isenção de vacinação. Acabou por ser deportado e não pôde competir no Open da Austrália.
“O seu visto é uma coisa, mas a sua entrada na Austrália exige também que esteja duplamente vacinado e penso que os eventos no início do ano deveriam ter enviado uma mensagem muito clara, penso que a todos em todo o mundo, de que esse é o requisito para entrar na Austrália”, disse Morrison.
SETOR DE TURISMO
O primeiro-ministro acrescentou que a reabertura da fronteira traria um impulso necessário para a indústria de viagens do país.
“Sei que a indústria do turismo está ansiosa para isso, e durante as próximas duas semanas terão a oportunidade tanto para os visitantes virem como para se prepararem para receber os visitantes internacionais de volta à Austrália”, disse ele.
Até 7 de fevereiro, a Austrália tinha confirmado 2.727.260 casos do coronavírus e 4.200 mortes.
No ano passado, o Tourism Australia, o organismo nacional de viagens e hospitalidade, lançou uma campanha publicitária intitulada “It’s Our Best Shot for Travel” nos jornais, na televisão, online e nos meios de comunicação social.
A campanha encorajou os australianos a receber vacinas contra a Covid, a fim de abrir as fronteiras nacionais e poder viajar novamente.
Atualmente, cerca de 80% dos adultos elegíveis no país estão totalmente vacinados.