CAC x LTV: POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES PARA SUA EMPRESA?

Um dos principais indicativos do sucesso de uma empresa é a sua sustentabilidade. Alguns gestores, no entanto, ficam tão envolvidos com o meio do processo, que só conseguem identificar um êxito ou fracasso quando ao final do projeto, e isso é muito perigoso: perde-se dinheiro, tempo e motivação. Porém, existem algumas métricas simples que podem ajudá-lo a entender o comportamento dos seus clientes e antecipar-se aos problemas: o CAC e o LTV. Nesta dica não vamos abordar como se calcula, apenas focaremos no entendimento dos conceitos para que você entenda como eles podem te ajudar na estratégia de seu negócio.

CAC – Custo de Aquisição do Cliente

Todo mundo sabe que conquistar um novo cliente custa muito mais do que manter um antigo. O CAC, portanto, é o parâmetro que indica o quanto estamos gastando, em dinheiro, para prospectar um cliente.

Como já dissemos, não focaremos no cálculo, mas no conceito, vantagens e desvantagens.  

O Investimento na aquisição de novos clientes é importante, mas como já dissemos, custa caro, e nem sempre as ações de marketing garantem essa conquista. Por este motivo o risco do retorno deste investimento (ROI) desta estratégia é alto. 

Estratégias mais comuns: Marketing Digital, Mídias, Panfletagem etc.

LTV – Lifetime Value

Alguns gestores acreditam que LTV significa o ciclo de vida do cliente na empresa, em meses ou anos. Entretanto, Lifetime Value é a receita média gerada pelo cliente durante o tempo de relacionamento com a empresa.

Por exemplo:

Se seu cliente costuma investir em média R$ 20 a cada vez que ele vem em busca de seus produtos e serviços e ele visita seu estabelecimento 5 x ao ano, assim ele tem investido em seu negócio R$ 100 por ano. Assim, se sua empresa conseguir melhorar o relacionamento com seus clientes através de mecanismos de fidelização, envio periódico de lembretes via SMS/notificação/e-mail e fazer com que seus clientes voltem mais vezes, ou ainda, consuma um valor maior (ticket médio) a cada vez que compra seus produtos e serviços, naturalmente o valor investido por ano por cliente aumenta, aumentando assim seu faturamento e rentabilidade.

Tendência de mercado: Estudos mais atuais mostram que investir neste tipo de estratégia (LTV) é uma tendência cada vez mais comum nas corporações e vem chamando a atenção de pequenos e médios empreendedores, que antes não se atentavam à importância de se relacionar melhor com aqueles que já são seus clientes e custaram tanto para serem adquiridos no passado.

Isso mostra para os líderes que suas empresas necessitam direcionar seus esforços para aumentar o ticket médio ou prolongar o ciclo de vida do cliente.

E agora que você já sabe as diferenças e viu a importância de se relacionar melhor com quem já é seu cliente, conte com a ajuda de nossos consultores para fortalecer o contato com eles e fidelizá-los. Acesse triibo.com.br/cadastre-seu-negocio e saiba mais.

 

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Triibo é a plataforma de fidelização e engajamento de clientes mais usada por pequenos e médios estabelecimentos comerciais. Quer saber mais? Clique no botão abaixo:

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