Como melhorar seu faturamento usando a estratégia de cross selling?

Com o grande aumento do número de marcas, os consumidores são bombardeados minuto a minuto por propagandas de todos os tipos, onde quer que estejam.

Dessa maneira, fica cada vez mais difícil reter a atenção das pessoas para que elas vejam e se interessem por seus produtos ou serviços. O cross selling é uma das técnicas que vem sendo muito utilizada por diversas marcas, sejam físicas ou em e-commerce, e pode te ajudar a aumentar as suas vendas e, consequentemente, o ticket médio dos seus clientes.

Mas o que é Cross selling?

Cross selling – ou em sua tradução: venda cruzada – é uma estratégia onde a marca ou, muitas vezes o próprio vendedor, oferece um produto ou serviço complementar àquele que o cliente adquiriu.

Um dos exemplos mais comuns que podemos citar, é quando a pessoa entre numa loja de artigos esportivos para comprar um tênis de corrida e o vendedor oferece, além do tênis, meias e/ou um shorts para complementar sua corrida e sua compra.

Outro exemplo que podemos citar é: 

Vamos supor que você tenha uma loja que vende tortas doces e salgadas. O cliente entra na sua loja para comprar uma torta salgada e você oferece a ele uma torta doce, além da salgada, que é novidade no estabelecimento e que complementará a compra dele.

Além de estimular um maior consumo dos clientes, a estratégia de cross selling é totalmente benéfica ao negócio, já que o cliente acaba gastando mais do que pretendia e assim, o negócio acaba ganhando mais.

Negócios. Análise de dados

Quais os benefícios de praticar o cross selling?

Se bem planejada, essa estratégia pode trazer muitos benefícios e abaixo vamos listar os principais deles:

  • Considerável aumento no faturamento do seu negócio.
  • Aumento de consumo e, consequentemente, aumento do ticket médio dos clientes.
  • Ajuda na fidelização do seu cliente.
  • Melhora da experiência do cliente

E como realizar essa estratégia de uma maneira assertiva?

Como falamos acima, essa é uma estratégia que permite aumentar o consumo dos seus clientes oferecendo um produto complementar ao que ele está levando.

Este é o principal ponto em que se deve focar e tomar muito cuidado. De novo, os produtos oferecidos devem ser complementares ao que o seu cliente está levando. Não adianta eu querer vender um tênis para quem está comprando uma prateleira, além de não ser uma boa experiência para o consumidor, pode atrapalhar negócios futuros já que essa pessoa pode não voltar mais.

Por isso é importante que todo o time esteja bem treinado, assim os colaboradores conseguem obter mais informações dos clientes e identificar as melhores oportunidades, falando em pontos físicos.

No e-commerce, existem inúmeras ferramentas que podem realizar essa oferta de forma automatizada identificando o comportamento os usuários e compradores. Ainda utilizando os meios digitais, uma boa opção também é a nossa plataforma, onde é possível criar promoções e oferecer aos clientes como por exemplo: Compre 2 tortas, uma salgada e uma doce por X reais e enviar notificações aos clientes avisando e reforçando esta promoção.

É importante também sempre respeitar os clientes. Não ofereça milhões de produtos e o force a comprar. A venda deve ser consultiva, o cliente tem que perceber que você está ajudando-o, e não empurrando coisas de que ele não precisa.

Esperamos que este conteúdo ajude vocês a aumentarem suas vendas, garantindo a saúde do seu negócio e oferecendo também melhores experiências aos seus clientes.

 

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