O João Rock, principal festival de música brasileira, chegou à sua 20ª edição marcado por encontros e despedidas. No mesmo dia em que artistas como L7NNON e Filipe Ret se encontraram no palco principal, foi o momento de artistas se despedirem da nossa rainha do rock, Rita Lee. Manu Gavassi, Pitty e Os Mutantes homenagearam a eterna lenda da música.
Na comemoração das 20 edições, o público foi presenteado. Com um line up recheados de atrações, o público não teve problemas para escolher os shows que mais faziam a sua cara: de rock ao samba, passando pelo trap e MPB. Os quatro palcos, João Rock, Brasil, Aquarela e Fortalecendo a Cena, ficaram recheados de um público resistente que curtiu os shows do início ao fim.
A final da primeira grande Batalha de Rimas marcou o início do festival, seguida pela tradicional apresentação da banda vencedora do Concurso de Bandas do João Rock, que anteriormente era a abertura das edições anteriores.
Com cerca de 14 horas de programação, o festival contou com ativações de ponta a ponta, desde balão, pista de skate, áreas instagramáveis e muitas áreas de lazer nos 160 mil m² do Parque de Exposições Permanentes de Ribeirão Preto.
A edição foi bem organizada, com atendimento médico ágil nos poucos casos necessários. Acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência também esteve presente, alinhado à boa logística e distribuição dos palcos. Durante o dia, ocorreram poucos atrasos, sendo o de Gilberto Gil, de apenas 15 minutos, o mais sentido – mas nem de longe um motivo para o público abandonar a plateia.
Após 20 edições, o João Rock mostrou que não há segredo para acertar, basta apenas conhecer seu público. Entre os principais artistas da edição estão Capital Inicial, Emicida, Ira!, CPM22, BaianaSystem, Zé Ramalho, Ana Carolina e Alceu Valença. O João Rock 2024 já está confirmado.
FONTE: Omelete (https://www.omelete.com.br/musica/joao-rock-2023-valoriza-publico)