Como já falamos em outros vídeos, é muito mais barato e rentável fidelizar um cliente que já comprou com você do que adquirir um cliente novo. Fora que é fundamental para qualquer empresa ter clientes que sempre voltam a comprar.
Ter um cliente satisfeito é extremamente importante para o seu negócio, pois se ele teve uma boa experiência de compra com você, são grandes as chances de que ele volte a comprar, espalhe a notícia, recomende seus produtos e serviços e influencie uma dezena de novos compradores.
Agora que você entende a importância de um cliente satisfeito, confira nossas seis dicas para fazê-lo voltar sempre:
- Mantenha um atendimento com excelência: além de oferecer bons produtos e serviços, é essencial que a qualidade do atendimento seja a melhor, ou seja, deixar estampado na imagem da sua empresa que você não realiza um atendimento qualquer.
- Realize um treinamento de equipe para lidar com os clientes: Os seus colaboradores são a imagem da sua empresa e o comportamento deles fazem toda a diferença nas vendas e todos devem entender a importância de tratar os clientes bem, sendo amigáveis, educados e positivos, assim cativando para que aumente a taxa de retorno.
- Cultive a proximidade com seus clientes: em tempos de impessoalidade, a falta de interesse e a pressa dificultam o atendimento personalizado e garantir um relacionamento pessoal com os clientes é uma enorme vantagem em relação aos concorrentes, pois todo mundo gosta de perceber que a pessoa que o atendeu antes lembra do seu nome.
- Conheça bem seus clientes: use um programa para guardar e organizar todas as informações sobre o seu consumidor, assim fica mais fácil de você ter fácil acesso às preferências deles ajudando assim a manter a fidelidade.
- Se preocupe em resolver os problemas rapidamente: sempre que seu cliente tiver alguma reclamação em relação ao seu serviço ou produto, não ignore e dê a devida atenção, mostrando que se importa e irá fazer o melhor para ajuda-lo.
Mantenha contato com seus clientes: use das ferramentas de marketing e remarketing para construir um relacionamento duradouro com o seu cliente. É sempre bom ir relembrando a ele das vantagens que é fazer negócios com sua empresa, ou seja mande um SMS para ele, um e-mail para seu endereço eletrônico com desconto na próxima compra, ou até mesmo por meio de redes sociais.