Dicas da Semana

Como ter um melhor relacionamento com meus clientes?

Você já ouviu falar de Régua de Relacionamento

É o processo de criar uma história com o cliente, conhecer as suas necessidades, solucionar os seus problemas, antes de tentar vender algo. São as estratégias de marketing que vão te ajudar a construir um bom relacionamento com eles.

A Régua de Relacionamento é o conjunto de ações que vão desde o primeiro contato até a captação do cliente.

Ela ajuda a tomar decisões estratégicas sobre quais ações de marketing devem ser realizadas em cada etapa do funil de vendas, para que a comunicação com o cliente seja a menos invasiva e a mais eficaz possível, reforçando a imagem do seu negócio e aumentando as chances de conversão.

Suas abordagens não são realizadas de forma convencional, com apelos para vendas, por exemplo. Ela é usada para vencer as barreiras que estão no caminho como o: desconhecimento da marca, falta de indicação para utilização do produto, medo de comprar algo diferente, entre outros.

Segundo a pesquisa E-commerce Trends 2017, os dois principais desafios enfrentados pelo e-commerce são aumentar o volume de vendas e fidelizar clientes. Ambos podem ser facilmente solucionados por meio de um bom relacionamento com seus potenciais e atuais clientes.

Quando usada da maneira correta, a Régua de Relacionamento consegue reforçar a força da marca, além de ajudar a melhorar as vendas e faturamento, promover educação do mercado e muito mais.

Para isso, é imprescindível conhecer muito bem a pessoa com quem você vai se comunicar e entender a jornada do cliente, para escolher os momentos certos de entrar em contato, quais assuntos abordar, tipo de linguagem antes de realizar os disparos.

Durante o tempo decorrido entre o envio do primeiro e do último e-mail, você consegue sanar boa parte das objeções de venda e isso ajuda a fazer uma venda mais rapidamente, a aumentar a taxa de retenção dos clientes e a mantê-los mais satisfeitos, aumentando o Life Time Value.

Por isso, aqui vão algumas dicas de como criar uma boa Régua de Relacionamento com seu cliente.

  • E-MAIL MARKETING: O e-mail tem um papel fundamental, pois é a oportunidade de você dar um rosto e uma voz à marca, além de entender a necessidade dos seus clientes. O ideal é que seja feita uma pesquisa de interesse com o destinatário para determinar quais e-mails serão enviados futuramente.
  • FOLLOW UP: É necessário para gerar insights relevantes para a sua estratégia de conteúdo e assim gerar leads mais qualificados e consequentemente mais vendas e oportunidades de negócio.
  • E-MAIL AUTOMÁTICO: Você deve trabalhar o abandono de carrinho. Pesquisas mostram que quase 70% dos carrinhos de compras de e-commerces são abandonados e por isso ter um e-mail automático com aquele lembrete gentil ou um descontinho para ajudar a reverter processos que não se concretizaram.
  • UPSELLING: Outra dica é você estimular o Upselling, oferecendo produtos ou serviços mais caros que se adequem à necessidade do cliente para conseguir uma margem de lucro maior. 
  • CROSS-SELLING: Ou venda cruzada, complementa a oferta já adquirida pelo cliente. Com isso, ambas irão te ajudar a aumentar o consumo de cada cliente.
  • REENGAJAMENTO: Incentive o Reengajamento, pois alguns clientes simplesmente não vão reagir a nenhum conteúdo e isso pode representar uma perda de 20% destes a cada ano. Por isso é sempre bom ter uma comunicação com o objetivo de chamar seus clientes de volta, afinal o importante é não perder a comunicação com quem já está na sua lista.
  • CANAL PÓS-VENDA: E por último não se esqueça de manter um bom Canal de Pós-Venda, fazer um marketing com produtos relacionados e principalmente de entrar em contato em datas comemorativas, como aniversário e festas de final de ano.

Lembre-se de que a Régua de Relacionamento tem como objetivo melhorar a experiência do seu cliente com o seu serviço para fidelizá-lo e fazer com que ele volte a comprar e fale da sua empresa para outras pessoas. Então invista um tempo para bolar uma estratégia que traga um bom retorno.

E aí, o que achou? Gostou das dicas para manter uma boa comunicação com o seu cliente?

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