MC Ryan SP define revoada como ‘orgia’ e comemora que artistas de gêneros diferentes estão usando o termo no funk, axé, trap funk e até sertanejo.
Revoada do Tubarão, revoada com as amigas, revoada no colchão… Revoada é a palavra mais pop nos hits dos últimos meses. Mas o que ela significa? Ou como surgiu?
No dicionário Michaelis, revoada é o “ato ou efeito de revoar”, “o voo da ave que retorna ao local de onde partiu” ou “grande quantidade de pessoas ou coisas”.
Mas ela já foi ouvida, pelo menos, 284 milhões de vezes, se somados os números de visualizações dos clipes abaixo, com um significado totalmente diferente.
“Revoada era pique uma simulação para ‘hoje vai ter um sexo com as minas’. Para a gente não falar isso, a gente falava revoada. Revoada quer dizer um bololô mesmo, tá ligado?“.
O termo acabou ficando popular no funk paulista e nas periferias, mas ganhou status de hit nacional com “Revoada no Colchão”, de Zé Felipe e Marquinhos Sensação.
Lançada em setembro do ano passado, a música tem mais de 115 milhões de visualizações no YouTube e ficou entre as mais ouvidas do Brasil nos streamings.
Com direito a dancinha no Tiktok e o empenho de Virginia Fonseca, influenciadora e esposa do filho de Leonardo, a faixa virou hit quase que de forma instantânea.
Ela faz dancinhas de “bom dia” diariamente com os hits do marido para seus mais de 33 milhões de seguidores.
NA BOCA DO POVO
A palavra também foi usada no axé com Léo Santana com Wesley Safadão, um dos hits deste verão.
MC Ryan SP, aliás, não acha ruim que o termo tenha se popularizado, muito pelo contrário.
“Esses caras sertanejos que estão usando a palavra, tem que usar mais ainda, querendo ou não a gente fica feliz de ver um negócio que saiu de uma resenha nossa, de uma brincadeira virar um nome bem, bem hypado no momento”
“Ela está na moda por ser uma palavra bem única. É realmente uma palavra bem original”, defende Ryan.
Ele diz que o termo surgiu em encontros com os amigos também funkeiros, inclusive MC Kevin que morreu em maio do ano passado.
“O verdadeiro criador dessas frases foi o MC VK, mas quem popularizou fui eu”. A “Revoada do Tubarão 2” saiu em agosto e o terceiro set deve sair nos próximos meses.
Ryan SP conta que convidou Zé Felipe para a nova faixa, mas ainda estão na fase de negociação. “Seria muito importante, né? Ele que é um dos caras mais globais assim, do pop e com um público muito gigante”.
Além dos sets do Tubarão, ele já usou a palavra em, pelo menos, outras cinco músicas ou parcerias.
São elas: “Paraíso da Revoada”, com Gabriel do Borel, “Coração na Revoada”, com Mc Joãozinho VT, “Maquiagem”, “Promessa”, com MC Davi, e “Cruzeiro da Revoada” com Hungria Hip Hop. Esta última é um trap funk com mais de 16,8 milhões de visualizações.
No dia 4 de fevereiro em uma rápida passada pelos lançamentos da semana, a revoada estava presente em “Maquiagem”, do Ryan, e “Abalo Emocional”, nova do Luan Santana, que ampliou o uso da palavra para o sertanejo.
“E aí chegou pousando na minha revoada, freou minha boca que era acelerada, ela é porrada, ô baixinha invocada”, diz o cantor no refrão.
O sentido é levemente diferente, mas não deixa de ser um “bololô” nas palavras do funkeiro, que só quer saber de mais gente cantando a revoada.
“A revoada pode ser do jeito que quiser. Se você achar que seu drink e seus amigos em casa tranquilo é uma revoada…. marcha! Revoada é do povo da favela, da música, do povão, por isso que caiu na graça. Revoada é vida!”, se diverte Ryan SP.