Dicas da Semana

Vale a pena investir em listas de e-mails e celulares?

No dia a dia construir uma audiência própria é um grande desafio para empresas de todos os portes, principalmente pela necessidade de investir um bom tempo na captação dos clientes, armazenamento dos dados de forma organizada em um sistema de relacionamento e por fim a criação de uma boa estratégia de comunicação que trará resultado reais.

O que percebemos é que muitas vezes as empresas não têm um planejamento de médio e longo prazo para construir a sua própria audiência e sem esse planejamento, acabam não tendo resultado e buscando outras possibilidades mais fáceis, sendo a principal delas a compra de listas já prontas para divulgarem seus serviços e produtos.

As listas de e-mail e celulares são atalhos a curto prazo em comparação do que se levaria um médio a longo prazo para obter de forma orgânica ou até mesmo com investimento em tráfego digital, por isso esse caminho acaba sendo muito atrativo, porém além do dinheiro necessário para comprar essas listas, é necessária muita atenção para identificar se a lista realmente pode propiciar resultados para o seu negócio e estar ciente dos riscos envolvidos no processo.

O que acontece se mesmo assim você optar por enviar e-mails e SMS para uma lista comprada ou contratar uma empresa que aluga listas, e que vai enviar e-mails para essas listas prometendo resultado, garantindo que a lista é de um público interessado no que você vende, quais são os riscos que você pode estar se expondo?

Bom, os riscos para o seu negócio pode ser dos mais diversos, sendo os principais:

LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS

Primeiro e o mais importante, é que o público dessa lista provavelmente não conhece o seu negócio e quando você entrar em contato muitos podem se sentir invadidos por conta dos seus dados expostos.

Isso pode ocasionar mais do que uma dor de cabeça. Por não estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados o usuário poderá acionar a justiça contra a sua empresa. E imagino que você não queira ter esse problema para sua empresa, né?

BAIXO ENGAJAMENTO

Segundo, por ser um público que desconhece o seu produto ou serviço, é muito provável que gere um engajamento minúsculo e pior. 

Caso o seu produto seja uma venda consultiva, pode aparecer um grande número de clientes totalmente desqualificados entrando em contato buscando um produto que você nem se quer vende, o que vai levar um grande gasto de tempo da sua equipe comercial.

DIMINUI A IMAGEM DA EMPRESA

No terceiro ponto a gente já entra na parte da imagem da sua empresa. 

É muito provável que você já tenha recebido vários telefonemas de empresas que você nunca ouviu falar na vida ou simplesmente nunca fez negócio com ela, e por isso ser rotineiro na vida de muitos, acaba sendo muito desgastante para alguém que não curte esse tipo de ligação.

E sempre vão associar a sua empresa a essa experiência negativa e irritante de incansáveis ligações que não foram aceitas para receber.

BLOQUEIO DOS PROVEDORES DE E-MAILS

Enviar grandes quantidades de e-mail para um determinado provedor, como por exemplo Gmail, Outlook, Yahoo, sem ter certeza se os destinatários existem é um grande risco. 

Caso esses provedores detectem que um remetente, no caso sua empresa, está enviando mensagens regularmente para contas inválidas, eles passarão a considerar todos os e-mails da sua empresa como “arriscado” e começarão a enviá-los para a pasta de spam.

BAIXO RESULTADO

Por fim, pode ser que sua empresa consiga alguns contatos de clientes interessados e algumas vendas, porém pela nossa experiência é muito difícil que esse retorno seja superior ao valor que você investiu na compra da lista e no valor gasto em forma de tempo pela sua equipe para lidar com os inconvenientes que surgiram. 

Gostaria que você fizesse uma reflexão: já parou para pensar que, ao comprar listas de e-mail, na verdade, você nem sabe a procedência destes endereços? Se você estiver comprando, está sendo conivente com esse tipo de prática que, além de ilegal, acaba sendo antiética.

Recomendamos que vá atrás de fazer a sua própria lista de contatos e utilize ela para manter um bom engajamento e relacionamento com os clientes que você já conquistou.

Não existe atalho para o sucesso! É uma das regras para ser um bom empreendedor, para alcançar o sucesso é se dedicar, estudar e trabalhar muito acima da média normal, não existe atalho para ser bem-sucedido, não acredite que o caminho será fácil, pois não será.

Mas nós da Triibo Negócios vamos facilitar um pouco a sua jornada!

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