Seleção de clássicos tem GTA: Vice City, Zelda, Super Mario, Battlefield e mais; relembre os sucessos de 2002.
Clássicos como GTA Vice City, The Legend of Zelda: The Wind Waker e The Elder Scrolls 3 foram lançados há 20 anos com aclamação da crítica e sucesso de vendas. Os títulos chegaram em consoles como PlayStation 2, Nintendo GameCube e Xbox. Além desses, o ano seria ainda marcado pelo início de séries que resistem até hoje, como Ratchet & Clank, Kingdom Hearts e Battlefield.
Temos ainda o destaque de Final Fantasy 11, o primeiro MMORPG da série, com uma base de fãs tão dedicada que seria o último game online a ser desligado no PS2, apenas em 2016. Confira, a seguir, uma seleção de dez games marcantes que completam 20 anos em 2022.
Misturando personagens da Disney com personagens de Final Fantasy, Kingdom Hearts surgiu como uma proposta inusitada de RPG. Apesar do estranhamento inicial, o jogo encantou fãs pelo mundo inteiro e deu origem a uma franquia com várias sequências disponíveis em múltiplas plataformas ao longo de duas décadas. O título se tornaria o décimo jogo mais vendido da história do PS2.
O primeiro jogo da série foi exclusivo para PlayStation 2 e lançado em março de 2002 (versões remasterizadas surgiriam para PS4, Xbox One, PCs e Nintendo Switch). Na gameplay, o clássico aplica o mesmo estilo usado nos Final Fantasy da época. Isso consiste em um combate em tempo real no padrão “hack n’ slash”, acúmulo de pontos de experiência, quests e história envolvente, além da formação de uma party de até três personagens.
Prólogo de Resident Evil, o game lançado originalmente para Nintendo Game Cube em novembro de 2002 explora uma unidade de treinamento para funcionários da Umbrella. No jogo, Rebecca Chambers e Billy Coen são os personagens principais, introduzindo uma nova mecânica para série. Ela consiste em controlar os dois personagens ao mesmo tempo, alternando entre um e outro para combinar habilidades na hora de resolver quebra-cabeças.
Com gameplay em terceira pessoa, seguindo a fórmula da série, o jogo foi bem recebido tanto por fãs como também pela crítica. Responsável por 1,5 milhões de cópias vendidas, a versão original do GameCube foi lançada ainda em reedições para PS4, Xbox One e Nintendo Switch. É possível acessar o game ainda no PC, Wii, Wii U, PlayStation 3 e também no Xbox 360. Somadas, as remasterizações correspondem a 2,8 milhões de cópias.
Sucessor imediato de Super Mario 64 do Nintendo 64, Sunshine foi recebido com muita expectativa por parte dos fãs da série e dos exclusivos da Nintendo. Ambientado em uma ilha onde Mario e amigos passavam suas férias, o jogo gira em torno da necessidade do encanador corrigir uma série de confusões de que foi injustamente acusado. O game é leve, tem design criativo, uma característica da série, e foi bem recebido, embora não com o mesmo impacto de alguns outros títulos da franquia.
Lançado para o GameCube, o jogo ficou disponível no Japão em julho de 2002 como um dos games de lançamento da então nova plataforma. Disponível para Nintendo Wii e Wii U por meio de retrocompatibilidade, Super Mario Sunshine também pode ser reproduzido no Switch por meio da coleção Super Mario 3D All Stars.
The Wind Waker foi mais um clássico de 2002 e grande responsável pelo início forte do Nintendo GameCube no mercado. Lançado em dezembro daquele ano, o jogo inovou pela aposta em um estilo gráfico que fugia do hiperrealismo e adotava tons mais cartunesco no que se chama de “cell shading”. A gameplay, a história envolvente e ,em especial, os controles foram objeto de elogios pela crítica na época.
Totalizando 4,6 milhões de unidades vendidas para GameCube, o jogo ganhou uma versão remasterizada em HD no ano de 2013, compatível com o Wii U. Wind Waker tem envelhecido bem com o tempo. Isso porque a crítica mais acentuada feita em relação aos gráficos “cell shading” tem dado lugar à valorização da busca por padrão estético diferente e também para a gameplay de alta qualidade.
Mais um sucesso retumbante da Nintendo, Metroid Prime é até hoje um dos jogos mais marcantes dos japoneses. O título foi o primeiro Metroid 3D e foi destaque para GameCube. Lançado em novembro de 2002, o game inovou com a perspectiva em primeira pessoa para a série, contribuindo para popularizar o formato em consoles. A gameplay envolve quebra-cabeças, combate e ação em plataforma para explorar o mundo de Tallon IV.
Um dos games mais vendidos do catálogo do GameCube, Metroid Prime ganharia reedições com o tempo, tornando-se assim disponível no Wii com controles por movimento. Além disso, também é possível encontrá-lo por meio de download na loja virtual da Nintendo. Assim como outros sucessos de 2002, Metroid Prime é uma figura constante em listagens dos melhores jogos da história.
Lançado exclusivamente para PS2 em outubro de 2002 (a versão para PC chegaria já em 2003), Vice City foi um dos jogos mais aguardados daquele ano. O título vinha na esteira de GTA 3 do ano anterior, primeiro GTA em 3D e grande marco na difusão do modelo de jogo de mundo aberto. O game se passa numa versão ficcionalizada de Miami nos anos 1980 e conta a história de Tommy Vercetti, um traficante em busca de sucesso e poder.
Vice City teve contornos de super produção mesmo para os padrões da época, com direito à interpretação de Vercetti pelo ator Ray Liota, além de grande impacto no mercado. Em apenas 24 horas o jogo totalizou 500 mil vendas. Com o tempo, o título acabaria aparecendo em outras plataformas – inclusive celulares – com direito a uma edição remasterizada cercada de polêmicas em 2021.
Lançado para PCs e Macs em setembro de 2002, Battlefield 1942 é o primeiro jogo da série da histórica franquia de games de tiro em primeira pessoa da Electronic Arts (EA). Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o jogo nasceu ambicioso. Entre os destaques estão traços que conquistariam fãs ao redor do mundo, como a gameplay cooperativa e mapas enormes. Além disso, elementos como partidas com 64 jogadores persistem até hoje na série.
Produto de uma época em que gameplay multiplayer pela Internet em consoles estava no começo, Battlefield 1942 nunca teve um lançamento para PlayStation ou Xbox. Estima-se que o primeiro game tenha superado a marca de 3 milhões de cópias vendidas já em 2004, número relevante sobretudo para um jogo exclusivo para PCs.
Criação da mesma Insomniac Games que continua desenvolvendo games da série – além dos Spider Man do PS4 e PS5 –, Ratchet & Clank surgiu em novembro de 2002 para o PS2. O título conta uma aventura no espaço vivida por Ratchet e o robô Clank. Os dois personagens são controláveis e o jogo traz estilo plataforma com quebra-cabeças leves, divertindo pela ação frenética, tom da história, personagens e diálogos, além da mistura de armas malucas com cenários bem variados.
O título foi muito bem recebido no PS2 e teve relançamentos para PS3 e PS Vita, chegando inclusive a ganhar um remake completo muito elogiado em 2016, já para PS4. Talvez a coisa mais próxima de uma mascote que o PlayStation tem atualmente, a série continua a render frutos: Ratchet & Clank Rift Appart é um dos games mais bem avaliados do PS5.
Lançado em maio de 2002 para PCs (com edições para Xbox liberadas ao longo do ano), Morrowind foi o primeiro Elder Scrolls de muita gente. O RPG da Bethesda seria o primeiro da série a se libertar das limitações do MS-DOS e aplicaria os traços convencionais dos melhores games do gênero. Os destaques ficam para a ênfase na criação de personagens, melhora das habilidades com o tempo, elementos de simulação, história e quests intrincadas, além de um mapa vasto para ser explorado.
O jogo tem dois conteúdos adicionais com mais missões e história: Bloodmoon e Tribunal, além de ter virado terreno fértil para mods que corrigem bugs e melhoram inúmeros aspectos da gameplay. O terceiro jogo da franquia somou mais de 4 milhões de cópias vendidas em 2005 e lançou as bases para os próximos jogos da série: Oblivion e Skyrim. Este último ainda é o mais relevante da franquia relevante enquanto o aguardado Elder Scrolls 6 não é lançado.
Final Fantasy 11 foi um lançamento significativo na trajetória da série de RPGs da Square Enix por ser o primeiro a apostar no multiplayer, adotando o formato MMORPG. Chegando em maio de 2002 para PS2 e PCs, o título também teria outras mudanças importantes diante dos antecessores. Entre os destaques estão a oferta de um editor criar seu personagem do zero, além de ser o primeiro jogo a mostrar cenários completamente em 3D.
Último servidor do PS2 a ser desligado em 2016 (ano em que a versão para Xbox 360 também seria desligada), Final Fantasy 11 cativou uma geração de fãs. Eles puderam experimentar a novidade da gameplay online e interativa, enfatizando relações e interação entre jogadores reais por meio da Internet.