James Allison, chefe técnico da Mercedes, diz que a equipe efetivamente “reinventou” seu carro antes da introdução do novo regulamento técnico na Fórmula 1 em 2022.
Encabeçado por um conceito aerodinâmico de efeito solo e pneus maiores de 18 polegadas, as novas regras produzirão carros bem diferentes daqueles vistos durante a campanha de 2021.
Allison, um veterano da F1 que começou na Benetton no início dos anos 90, afirmou que nunca havia visto uma mudança técnica tão grande na categoria.
“Nós estamos enterrados nelas e em sua realização há tanto tempo que às vezes é fácil esquecer que mudança enorme no regulamento essas regras de 2022 representam”, declarou Allison em um vídeo divulgado pela Mercedes.
“Eu trabalho na categoria há mais de 30 anos e elas ofuscam todas as outras coisas que já vi. Suspeito que, se formos pesquisar todas as temporadas da F1 no Wikipedia, não haveria nada igualando a escala das mudanças que temos em 2022″.
Allison detalhou como a Mercedes e as outras equipes estão ocupadas durante o período de inverno a fim de captar todas as alterações.
“O conjunto de regras não é só enorme – o regulamento tem aproximadamente o dobro do tamanho do anterior – mas também quase inteiramente diferente, e isso significa que tivemos de reinventar o carro”.
“Todos os lugares que você olha são completamente novos. Não só partes novas, mas uma filosofia e um pacote aerodinâmico totalmente novos, freios e rodas diferentes, pneus crucialmente diferentes…”
Com o congelamento dos motores entrando em vigor a partir de 2022, Allison também destacou a importância de acertar essa área do desenvolvimento.
“Até o motor – uma das coisas menos tocadas pelo regulamento – tem de ser preparado para poder ser congelado por três anos. Tudo de bom que você puder colocar nele precisa ser colocado agora, ou cale-se para sempre!”
FONTE: Autoracing (https://www.autoracing.com.br/mercedes-teve-de-reinventar-seu-carro/)