Para que a sua empresa tenha uma boa ação de marketing no Instagram, é preciso conhecer algumas técnicas e ferramentas que a rede social disponibiliza. Isso vale para empresas de qualquer tamanho e seguimento. O importante é manter presença e uma boa comunicação na rede social, para que os resultados sejam cada vez mais eficientes.
Uma pergunta muito frequente: Mas qual empresa deve fazer marketing no Instagram?
Todo tipo de empresa deve fazer marketing no Instagram, é uma ação essencial. Não importa o tamanho, o seguimento, o número de seguidores.
Muitas pessoas estão no Instagram diariamente, logo, a ideia é fortalecer a presença digital da sua empresa na rede social em que os consumidores estão.
Para começar, você deve definir um objetivo para a sua conta no Instagram. Quais os objetivos da sua empresa de ter uma conta no Instagram. Quando você tem essas respostas bem definidas, fica mais fácil traçar estratégias e se destacar em uma rede social concorrida.
2. Defina uma estratégia de conteúdo
Após definir um objetivo, chegou a hora de colocar em prática a sua estratégia de conteúdo. Os conceitos do Marketing de Conteúdo também devem se fazer presentes no Instagram. Não importa a sua meta: os usuários não vão ajudar você a alcançá-la, se o que for compartilhado não for relevante para eles.
Uma maneira de sanar esse problema é definir uma persona para a sua marca. Um perfil fictício do seu cliente, dessa forma, você consegue direcionar os seus conteúdos para o público correto.
Além disso, a organização necessária para um planejamento também contribui para que os materiais sejam, de fato, do interesse da sua audiência, estimulando o engajamento.
3. Faça um calendário de publicações
Organização é tudo! Para que as suas publicações deem certo, é necessário construir um calendário de publicações. Faça uma reunião com a sua equipe e crie um calendário para as suas publicações: defina o que será postado, qual dia, horário de melhor engajamento.
Quando você tem esse planejamento, você consegue acompanhar o trabalho da sua equipe. Assim, a urgência de publicações de um dia para o outro acaba! Outra dica, é essencial que toda a equipe tenha acesso ao calendário, dessa forma, diminui os riscos de alguém faltar, sair da empresa e outros colaboradores ficarem sem acesso ao calendário. Quando todos tem acesso, o trabalho se torna mais eficiente.
4. Use hashtags
O algoritmo do Instagram considera uma série de fatores para fazer a segmentação das publicações exibidas para cada usuário, e um deles é a preferência e os interesses de cada um. Pensando nisso, uma forma de sempre se manter em evidência na rede social é explorar as hashtags que mais façam sentido para a sua audiência.
Uma foto de alta qualidade e uma legenda cativante são excelentes, mas o mau uso das hashtags pode limitar o alcance das suas publicações.
Como a ideia do Instagram é, justamente, conseguir ampliar o alcance de uma empresa, é preciso trabalhar bem a adoção desse recurso.
5. Capriche nas imagens
É essencial que a sua empresa capriche no conteúdo visual, tenha boa fotos e vídeos para que você tenha um diferencial competitivo com as outras marcas. Quando você organiza o feed do Instagram, define uma cor para a sua marca, posta fotos que agrada os seus consumidores, é mais fácil você fazer com que as pessoas tenham interesse em seguir a sua empresa no Instagram.
Uma legenda que estimule o engajamento é muito importante, mas o que chama a atenção dos usuários nessa rede social ainda é, sem dúvidas, a qualidade das imagens e vídeos.
6. Interaja com os seus seguidores
A interação com a audiência é outro ponto que precisa ser acompanhado de perto se você deseja ter sucesso com as suas ações de marketing no Instagram. Caso contrário, qual é o sentido de investir tanto tempo e recursos na sua presença digital dentro desse canal? Sempre responda os comentários, estimule a interação nos stories, enfim, promova o engajamento constantemente para que os usuários retornem mais vezes.
7. Explore diferentes formatos
Assim como em qualquer estratégia de Marketing Digital, a variação de formatos de conteúdo é fundamental para o sucesso das suas ações no Instagram. Só publicar fotos, por exemplo, pode acabar se tornando repetitivo para os seus seguidores. Mesmo que a qualidade seja excelente e as publicações relevantes, a rede social oferece uma série de alternativas que devem ser exploradas.
Por que não utilizar o IGTV, por exemplo, para fazer um conteúdo especial? Dependendo da faixa etária ou do perfil do seu público, por que não explorar o Reels e os conteúdos divertidos e mais rápidos? A ideia é construir um feed mais diversificado, em que o usuário consiga ver que a qualidade se mantém em todos eles, fortalecendo ainda mais a sua autoridade entre os seus seguidores.
Para finalizar, quanto mais você se destaca no Instagram, mais as pessoas vão confiar na sua empresa. Esteja presente diariamente na rede social e, seguindo as nossas dicas, os seus resultados de marketing digital e vendas crescerão cada dia mais.
A empresa Triibo Tecnologia e Comunicacao LTDA, inscrita no CNPJ/MF sob o no. 29.689.828/0001-80 pertence ao grupo de empresas SYNORO SERVIÇOS DE CONSULTORIA LTDA, inscrita no CNPJ/MF sob o no. 07.508.412/0001-86 com sede no endereço físico: Rua Guapiaçu, 5 – Vila da Saúde, São Paulo – SP, 04024-020.
Demais empresas do grupo com participação na operação: TD – Power Informatica LTDA, inscrita no CNPJ/MF sob o no. 07.776.469/0001-66 com sede no endereço físico: Rua Guapiaçu, 5 – Vila da Saúde, São Paulo – SP, 04024-020. Utilize o número +55 11 97069-7706 para SAC e demais assuntos.