Qual rede social escolher para divulgar a sua empresa?

Hoje em dia para que uma empresa consiga mais clientes e seja mais reconhecida no mercado, é fundamental o uso das redes sociais.

Com o marketing digital você tem muito mais possibilidades de atingir o seu público-alvo. Nos dias atuais, milhares de pessoas estão conectadas em alguma rede social neste exato momento. Veja abaixo alguns dos principais objetivos para estar presente na web:

– Criar um relacionamento mais íntimo com o seu público-alvo e clientes.

– Fidelização de clientes que já consomem os seus serviços/produtos.

– Mostrar a identidade da sua marca, para que os clientes possam se identificar de acordo com suas ideologias e personalidade.

– Atrair novos compradores gerando novas oportunidades.

– Mostrar aos clientes e possíveis compradores o desejo de adquirir um produto ou serviço.

Mas não é tão fácil quanto parece. É preciso utilizar técnicas de marketing de conteúdo, inbound marketing e SEO. Outro detalhe importante, é saber utilizar os canais certos, para atingir as pessoas certas.

O que são mídias sociais?

As mídias sociais são os canais online por onde os internautas podem se comunicar. É possível achar muitas informações dos clientes e de campanhas na web. Não é só a empresa que fala com o consumidor, mas ele também pode se comunicar com a empresa.

Empresas usam as redes para se aproximarem mais do seu público, dar atenção para cada um, de maneira individual. Isso faz com que as pessoas se sintam especiais e estreita laços entre marca e consumidor.

É importante ter paciência e saber lidar com críticas. Pode ser que exista um retorno negativo para algumas ações da empresa. Nesses casos é preciso muito jogo de cintura, para responder o consumidor com educação e tentar achar uma solução para aquilo que ele expos. O material que será divulgado na internet deve ser interessante para o público-alvo.

Diferente dos meios de comunicação usados no passado em que só as empresas falavam com os seus clientes e dificilmente recebiam um feedback, com as redes sociais, é possível coletar informações dos clientes em tempo real, dessa forma, é mais fácil saber se os seus serviços/produtos estão agradando os clientes e/ou o público-alvo.

Qual rede social escolher?

Para definir qual rede social irá utilizar, você precisa conhecer o seu público-alvo. Analise quem seus clientes seguem, o que eles publicam, o que compartilham, faça uma pesquisa a fundo e escolha o ambiente digital que seus compradores estão.

Confira alguns dados importantes:

– 92,1% das empresas estão presentes nas redes sociais.

– Mídia paga é feita por 63% das empresas.

– Conteúdo visual aumenta 40 vezes a chance de ser compartilhado.

Informações das redes

Cada rede tem sua vantagem, geralmente utiliza-se mais de uma rede social, para atingir um público maior. Conheça as suas especificidades e saiba qual escolher:

Facebook

– O Facebook é a rede social mais utilizada pelas empresas.

– Conteúdos com imagem aumentam 2,3 vezes a chance de serem compartilhados.

– O maior acesso ocorre na América Latina.

– 73% dos usuários usam o Facebook para fins profissionais.

– É a rede mais utilizada por usuários no país.

– O Facebook é utilizado por 97,6% das empresas.

Instagram

– O envolvimento do usuário com as empresas é frequente, correspondendo a 68%.

– Mensalmente existem 500 milhões de usuários ativos.

– O engajamento por consumidor é 58 vezes maior.

– É a rede mais importante para 32% dos jovens.

– A maior faixa etária existentes é dos 18 aos 29 anos.

– Mulheres são maioria na utilização da rede.

– 63,3% das pessoas utilizam o Instagram.

Youtube

– As visualizações via smartphones representam mais da metade dos acessos.

– As qualidades mais notadas pelos usuários é autenticidade, variedade de conteúdo e liberdade de expressão.

– O Youtube atinge as classes A, B e C.

– 95% de pessoas entre 18 e 35 anos acessam o site.

– 31% buscam conteúdos para aprendizado.

– As pessoas acreditam que o Youtube oferece os mais diversos conteúdos.

Como começar a usar as redes sociais

Primeiramente, faça um cronograma de todo o conteúdo a ser postado e prazo para postagem. Tenha uma frequência diária de postagem, se não conseguir, poste pelo menos de 3 a 4 vezes por semana para que os seus clientes e público-alvo te vejam presente nas redes sociais.

Mas, não adianta sair postando qualquer texto, foto, vídeo, é preciso criar uma imagem da sua marca para que a sua empresa seja lembrada. Além disso, é preciso analisar se as postagens estão dando resultados positivos, caso não esteja, é a hora de mudar o plano de ação. Não é uma tarefa fácil, mas se você seguir uma constância nas postagens e na identificação do que o seu cliente gosta, o sucesso virá com o tempo.

Dicas

Utilize postagens de qualidade e os seguidores aparecem naturalmente, crie enquetes, use o bom humor, crie testes e coisas interativas. Isso faz as pessoas confiarem na sua marca. Tenha um contato mais humanizado com os seus clientes, trate-os de forma diferenciada, faça com eles se sintam parte da sua marca/empresa.

Conteúdos úteis atraem mais pessoas. Caso poste informações sem relevância, dificilmente o cliente vai prestar atenção. Use a criatividade para resolver problemas e responder os internautas. Agora que você conhece algumas redes sociais, avalie qual é a melhor para a sua empresa de acordo com o seus clientes/público-alvo e invista um bom tempo no marketing digital.

Quer fidelizar e se comunicar com seus clientes de forma assertiva?

Triibo é a plataforma de fidelização e engajamento de clientes mais usada por pequenos e médios estabelecimentos comerciais. Quer saber mais? Clique no botão abaixo:

Fale conosco

+55 11 97069-7706

9h às 19h de seg a sex.

contato@triibo.com.br

Aproveite e baixe o nosso app.

© Triibo todos os direitos reservados