Ticket Médio – O que é e como calcular.

Ticket Médio

O que é e como calcular.

Já imaginou como seria a situação da sua empresa se o faturamento fosse 10% ou 20% maior?

Esse resultado não será fácil, mas a análise do ticket médio facilita a tarefa.

Isso porque uma avaliação cuidadosa desses números pode revelar diversas deficiências no processo de vendas e ofertas.

Talvez uma pequena mudança de postura signifique uma reviravolta no final do mês.

Ficou interessado? 

Então leia todo o conteúdo que nossa equipe de especialistas preparou para o seu negócio.

O que é ticket médio?

O ticket médio é um indicador de desempenho essencial que fornece o valor médio de vendas por cliente.

Para calcular o ticket médio, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do período.Também é possível calcular o ticket médio de determinado produto, serviço ou categoria, conforme a necessidade da empresa.

Ao lado de outras métricas importantes, o ticket médio fornece informações valiosas para a elaboração do planejamento de vendas e melhora dos resultados. No entanto, esse indicador deve ser interpretado com base em um histórico de medições, pois um valor isolado não diz nada sobre o andamento dos negócios.

Por exemplo, se você comparar o ticket médio de uma concessionária de veículos com o de uma perfumaria, naturalmente a venda de cosméticos e produtos de beleza terá uma média de valor bem inferior. Naturalmente, isso não significa que a perfumaria está tendo um desempenho ruim, pois é preciso analisar outros fatores para determinar o crescimento das vendas.

De modo geral, o aumento do ticket médio é um ótimo sinal, pois indica que os clientes estão gastando mais em cada compra. Levando em conta que é mais fácil vender mais para os clientes existentes do que conquistar novos clientes, as ações para aumentar o ticket médio são essenciais para alavancar o faturamento da empresa.

Na hora de avaliar o ticket médio, você também precisa considerar métricas como a lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição e outros indicadores da área devendas, finanças e marketing. Falaremos sobre essas métricas em posts futuros.

Para calcular o ticket médio, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do período.Também é possível calcular o ticket médio de determinado produto, serviço ou categoria, conforme a necessidade da empresa.

Ao lado de outras métricas importantes, o ticket médio fornece informações valiosas para a elaboração do planejamento de vendas e melhora dos resultados. No entanto, esse indicador deve ser interpretado com base em um histórico de medições, pois um valor isolado não diz nada sobre o andamento dos negócios.

Por exemplo, se você comparar o ticket médio de uma concessionária de veículos com o de uma perfumaria, naturalmente a venda de cosméticos e produtos de beleza terá uma média de valor bem inferior. Naturalmente, isso não significa que a perfumaria está tendo um desempenho ruim, pois é preciso analisar outros fatores para determinar o crescimento das vendas.

De modo geral, o aumento do ticket médio é um ótimo sinal, pois indica que os clientes estão gastando mais em cada compra. Levando em conta que é mais fácil vender mais para os clientes existentes do que conquistar novos clientes, as ações para aumentar o ticket médio são essenciais para alavancar o faturamento da empresa.

Na hora de avaliar o ticket médio, você também precisa considerar métricas como a lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição e outros indicadores da área devendas, finanças e marketing. Falaremos sobre essas métricas em posts futuros.

O mais importante é avaliar os resultados periodicamente para efeitos de comparação, determinando se o ticket médio vem aumentando, diminuindo ou se mantendo estável.

Como calcular ticket médio

Para chegar ao valor do ticket médio, uma conta muito simples deve ser feita. 

São apenas quatro passos. Confira:

Assim, percebe-se que o ticket médio mantém uma relação direta com a fatia de mercado que uma empresa atende. Portanto, ao fazer o seu cálculo, esse dado pode ser também avaliado, o que por si só já indica algumas providências que poderão ser adotadas.

Exemplos de cálculo do ticket médio

Vamos acompanhar um exemplo básico de cálculo do ticket médio para ilustrar o indicador.

Suponha que uma loja de Vinhos tenha realizado oito vendas em um dia, com os seguintes valores: R$ 50, R$ 75, R$ 175, R$ 140, R$ 120, R$ 250, R$ 45 e R$ 30.

Logo, o faturamento total foi de R$ 885. Dividido pelas 8 vendas, resulta em um ticket médio de R$ 110,625 no período.

Esse valor oscila bastante a cada dia, por isso é importante ter os tickets médios de cada mês para mensurar o desempenho das vendas.

Agora que já sabe calcular o ticket médio de sua empresa, que saber como aumentar esse número? 

Fique de olho em nossos próximos conteúdos para saber como aumentar o ticket médio.

Assista o vídeo que gravamos sobre esse assunto

Neste vídeos mostramos duas dicas práticas de como é possível aumentar o ticket médio dos seus clientes e aumentar o faturamento do seu estabelecimento comercial. Seja ele restaurante, bar, loja, salão de beleza ou qualquer outro negócio. Gostou? 
 
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