Para calcular o ticket médio, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do período.Também é possível calcular o ticket médio de determinado produto, serviço ou categoria, conforme a necessidade da empresa.
Ao lado de outras métricas importantes, o ticket médio fornece informações valiosas para a elaboração do planejamento de vendas e melhora dos resultados. No entanto, esse indicador deve ser interpretado com base em um histórico de medições, pois um valor isolado não diz nada sobre o andamento dos negócios.
Por exemplo, se você comparar o ticket médio de uma concessionária de veículos com o de uma perfumaria, naturalmente a venda de cosméticos e produtos de beleza terá uma média de valor bem inferior. Naturalmente, isso não significa que a perfumaria está tendo um desempenho ruim, pois é preciso analisar outros fatores para determinar o crescimento das vendas.
De modo geral, o aumento do ticket médio é um ótimo sinal, pois indica que os clientes estão gastando mais em cada compra. Levando em conta que é mais fácil vender mais para os clientes existentes do que conquistar novos clientes, as ações para aumentar o ticket médio são essenciais para alavancar o faturamento da empresa.
Na hora de avaliar o ticket médio, você também precisa considerar métricas como a lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição e outros indicadores da área devendas, finanças e marketing. Falaremos sobre essas métricas em posts futuros.